Título: A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL O LÚDICO COMO AUXILIAR DA APRENDIZAGEM
Autoria de: Giulia Martini de Oliveira
Orientação de: Liliane Henrique Torres
Coorientação de: Joelma do Santos Bernardes
Presidente da banca: Liliane Henrique Torres
Primeiro membro da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier
Segundo membro da banca: Neiva Aparecida Dutra
Palavras-chaves: Jogos, brincadeiras, aprender brincando, Ludicidade, Aprendizagem na Educação Infantil. Desenvolvimento infantil.
Data da defesa: 17/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 07/12/2021
Data da publicação: 07/12/2021
Referência: Oliveira, G. M. d. A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL O LÚDICO COMO AUXILIAR DA APRENDIZAGEM. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O ato de brincar está presente no dia-a-dia da criança de forma natural, desprendendo-se de objetos específicos, lugares ou tempo, possibilitando inúmeras oportunidades de aprendizagem. Com a intenção de pesquisar como o ato de brincar pode estar associado ao aprendizado, o presente artigo objetiva-se investigar a importância das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizado de crianças da Educação Infantil de 4 e 5 anos. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura com pesquisa nas bases de dados (Scielo e Periódicos Capes), utilizando um período de 10 anos. A análise dos documentos encontrados valida a pesquisa e reforça a respeito da importância do brincar, destacando seus benefícios em relação a socialização, desenvolvimento do sistema cognitivo e motor, além de ampliar a imaginação e a criatividade. O ato de brincar além de ser uma atividade prazerosa, está diretamente relacionado ao desenvolvimento, ensinando de forma significativa. Dentre os argumentos da pesquisa, foi possível notar a questão socializadora, voltada para a comunicação e a motivação da criança em desenvolver atividades pedagógicas quando utilizado jogos, brinquedos e brincadeiras no processo educacional, favorecendo o seu desenvolvimento. Com isso concluiu-se que o lúdico é realmente um auxiliador do processo educacional, além de proporcionar ao professor inúmeras formas de aplicabilidade e inserção, propiciando avanços na aprendizagem e desenvolvimento da criança.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54336
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Giulia Martini de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo