Título: QUESTÕES APONTADAS COMO DESAFIADORAS PARA A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR UMA PERSPECTIVA DOCENTE
Título alternativo: ISSUES RAISED AS CHALLENGES FOR THE PRAXIS OF SPECIAL EDUCATION IN THE CONTEXT OF REGULAR EDUCATION A TEACHERS PERSPECTIVE
Autoria de: Daiane Aparecida Ferreira de Souza
Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Primeiro membro da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos
Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva
Palavras-chaves: Educação, Especial, Docência, Desafios, Inclusão
Data da defesa: 29/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 03/07/2021
Data da publicação: 03/07/2021
Referência: Souza, D. A. F. d. QUESTÕES APONTADAS COMO DESAFIADORAS PARA A PRÁXIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DO ENSINO REGULAR UMA PERSPECTIVA DOCENTE. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Busca- se elencar algumas questões que os teóricos utilizados como material de análise e reflexão apontam como desafiadoras, identificadas pelo ponto de vista docente quando se fala da práxis na Educação Especial no Ensino Regular. Para efetivar esta busca, foi adotada a pesquisa bibliográfica que contemplou alguns estudos produzidos por Glat (2007), Zaniolo e Dall??Acqua (2011), Matos e Mendes (2015), Thesing e Costas (2018), Marinho (2018) e Mello et al. (2019) e também perpassou legislações e orientações nacionais, com embasamento principalmente na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e internacionais, como a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes (1975), Convenção de Jomtien (1990), Declaração de Salamanca (1994), Convenção da Guatemala (1999) e Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2009). Objetiva-se levantar quais desafios os docentes ainda encontram na efetivação de suas práxis na Educação Especial no contexto do Ensino Regular problematizar políticas e ações voltadas a Educação Especial e, assim, elaborar um estudo que evidencie esta discussão e apresente a possibilidade de novos olhares sobre os desafios desta modalidade educacional. As respostas obtidas apontam como principal desafio indicado pelos docentes a lacuna deixada nas formações iniciais, a falta de consistência nas formações continuadas, os docentes sem formação em pedagogia, a insuficiência de teóricos sobre as diversidades da Educação Especial, o pouco conhecimento das políticas públicas de formação de docentes, o despreparo de docentes para atuar nesta modalidade de ensino e a falta de subsídios pedagógicos e materiais.
Abstract: This paper seeks to list some issues that the theorists used as material for analysis and reflection point out as challenging, identified from the teaching point of view when talking about the praxis in Special Education in Regular Education. To effect this search, the bibliographic research was adopted that contemplated some studies produced by Glat (2007), Zaniolo and DallAcqua (2011), Matos and Mendes (2015), Thesing and Costas (2018), Marinho (2018) and Mello et al. (2019) and also went through national legislation and guidelines, based mainly on the National Policy of Special Education from the Perspective of Inclusive Education (2008) and international ones, such as the Declaration of the Rights of Persons with Disabilities (1975), Jomtien Convention (1990), Salamanca Declaration (1994), Guatemala Convention (1999) and the International Convention on the Rights of Persons with Disabilities (2009). The goal was to identify the challenges teachers still face in the implementation of their practices in Special Education in the context of Regular Education to discuss policies and actions focused on Special Education and, thus, prepare a study that highlights this discussion and presents the possibility of new insights on the challenges of this educational modality. The answers obtained point out as the main challenge indicated by teachers the gap left in initial training, the lack of consistency in continuing training, teachers without a degree in pedagogy, the insufficiency of theorists on the diversities of Special Education, the little knowledge of public policies for teacher training, the unpreparedness of teachers to work in this teaching modality, and the lack of pedagogical and material subsidies.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47684
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Daiane Aparecida Ferreira de Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo