Título: DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL REFLEXÕES SOBRE O UNIVERSO CULTURAL DAS CRIANÇAS POBRES
Autoria de: Juliana de Paula Retucci
Orientação de: Leticia Silva Ferreira
Presidente da banca: Letícia Silva Ferreira
Primeiro membro da banca: Luiz Fernando de Oliveira
Segundo membro da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires
Palavras-chaves: Alfabetização, Analfabetismo, Ensino Fundamental, Linguagem, Universo Cultural
Data da defesa: 18/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 05/07/2021
Data da publicação: 05/07/2021
Referência: Retucci, J. d. P. DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL REFLEXÕES SOBRE O UNIVERSO CULTURAL DAS CRIANÇAS POBRES. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Por meio das reflexões promovidas pela prática docente e pelo curso de Pedagogia EaD da Universidade Federal de Lavras, busca-se neste trabalho apresentar como as questões socioeconômicas influenciam no processo de alfabetização das crianças pobres matriculadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental brasileiro. Aspectos do universo vocabular das crianças das camadas populares, o distanciamento cultural existente entre as práticas promovidas pelas escolas e a busca por um processo educacional voltado aos interesses desses educandos baseados nas teorias de Paulo Freire são apresentados por meio de uma revisão de literatura. As leituras evidenciaram que algumas crianças acabam fracassando em seu processo de escolarização por estarem submetidas às questões econômicas e sociais externas à instituição escolar. Constatou-se também que, embora existam percepções equivocadas sobre a capacidade cognitiva e também sobre a competência linguística das crianças pobres, elas podem sim ser alfabetizadas e adquirir os conhecimentos necessários às práticas da leitura e da escrita. A negação da cultura popular presente nos meios a que pertencem as crianças pobres também pode se tornar um entrave para liberdade de expressão e comunicação dessas crianças. As discussões promovidas por este trabalho sugerem um olhar cuidadoso por partes dasos docentes alfabetizadorases de crianças pobres a fim de que tragam para suas práticas educacionais, aspectos da cultura e da vida social dos sujeitos de camadas populares, para que esses últimos se tornem críticos e emancipados a partir seu processo de escolarização.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47933
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Juliana de Paula Retucci e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo