SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESAFIOS E AVANÇOS

Autoria de: Rosemary Pereira Costa e Barbosa

Orientação de: Danuza Roberta Pereira Lima

Presidente da banca: Danuza Roberta Pereira Lima

Primeiro membro da banca: Olga Maria de Araújo Soares

Segundo membro da banca: Júlio Resende Costa

Palavras-chaves: Educação Infantil, Desafios, Elementos da profissionalidade docente, Avanços, docentes

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 10/06/2021

Data da publicação: 10/06/2021

Referência: Barbosa, R. P. C. e. PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL DESAFIOS E AVANÇOS . 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A profissionalidade se institui como o conjunto de atributos que permite diferenciar uma profissão de outros tipos de atividade, sendo que estes atributos são constituídos socialmente. Este artigo objetivou trazer considerações sobre a profissionalidade dos docentes que atuam na Educação Infantil buscando entender os desafios para sua construção e os avanços já consolidados neste processo. Utilizou-se, como metodologia, a Revisão Sistemática de Literatura, foram pesquisadas no Portal Capes, teses e dissertações do período de 2017 a 2019 com os descritores profissionalidade, Educação Infantil e desafios. Selecionou-se uma tese e três dissertações. A análise do material foi feita baseada nos descritores de profissionalidade propostos por Roldão (2005). Percebeu-se como desafios a necessidade de repensar a feminização da Educação Infantil a dificuldade de inserção do docente masculino nesta etapa de ensino ressignificar o cuidado, como ação fundante da docência na Educação Infantil discutir as condições de trabalho tanto no que tange aos aspectos estruturais quanto ao relacionamento com a direção refletir sobre a partilha do cuidar e educar com as famílias caracterizar o envolvimento intencional como uma ação própria ao trabalho docente e transformar a formação docente (inicial e continuada) fomentando o papel da coletividade. Foram ainda demarcados alguns avanços nesta construção, embora de forma incipiente. Conclui-se acerca da importância em aprofundar os estudos sobre a profissionalidade docente na Educação Infantil, visto que a mesma é um paradigma que intervém sobre a formação desenvolvida durante toda a vida profissional e pessoal do docente e pode intervir na construção de políticas públicas.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia_distancia/index.php?dados=20202201712138

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47718

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rosemary Pereira Costa e Barbosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo