Título: NARRATIVAS DE UM PROFESSOR SURDO EM TEMPOS DE COVID-19 VIVÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autoria de: Sayra Andrade de Souza Melo
Orientação de: Erica Alves Barbosa
Presidente da banca: Érica Alves Barbosa
Primeiro membro da banca: Bruna Cury de Barros
Segundo membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Palavras-chaves: Professor, Surdo, Narrativas, Formação de Professores, Educação de Surdos
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 06/07/2021
Data da publicação: 06/07/2021
Referência: Melo, S. A. d. S. NARRATIVAS DE UM PROFESSOR SURDO EM TEMPOS DE COVID-19 VIVÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2021. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Considerando que o trabalho com alunos surdos vem sendo um assunto relevante e de constante luta ao longo dos anos e que, atualmente passou por diversas mudanças e desafios com a pandemia do Covid-19, esta pesquisa visa analisar e conhecer o trabalho realizado por um professor surdo experiente na educação de surdos no contexto da pandemia.. Assim, a partir do olhar de um profissional da educação de surdos buscamos conhecer as reais possibilidades e os desafios encontrados no ensino remoto de surdos. Para este propósito realizamos uma pesquisa qualitativa com fontes narrativas por meio de uma entrevista biográfica. Após a análise foi possível compreender que ainda se faz necessária a disponibilidade de cursos e outras estratégias de formação para que os profissionais sejam capacitados para utilização das tecnologias que são necessárias no ensino remoto atualmente. Ainda, que no ensino de surdos temos algumas questões desafiadoras, que sofreram grande impacto com o ensino remoto, a relação interpessoal do contato entre mim e o outro, a comunicação entre escola-família e professor-aluno. Por outro lado, a adaptação de alguns profissionais da educação com relação ao ensino remoto, a criação de vídeos e materiais pedagógicos acessíveis, e o comprometimento pelo ensino independente das circunstâncias são potencialidades que têm feito a diferença em tal ensino. Por fim, esse estudo aponta os desafios e as possibilidades reais que podem subsidiar novas propostas pedagógicas em benefício da educação de surdos e, por sua vez, auxiliar os profissionais da educação que venham a enfrentar situações similares as do professor entrevistado.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47950
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Sayra Andrade de Souza Melo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo