Título: JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS
Autoria de: Daniela Alves da Silva
Orientação de: Júlio Resende Costa
Presidente da banca: Júlio Resende Costa
Primeiro membro da banca: Olga Maria de Araújo Soares
Segundo membro da banca: Danuza Roberta Pereira Lima
Palavras-chaves: Educação, Infantil, Ludicidade, Brinquedos, Não
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 05/07/2021
Data da publicação: 05/07/2021
Referência: Silva, D. A. d. JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este estudo versa sobre a importância da utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras no processo ensino aprendizagem na Educação Infantil, com ênfase na contribuição dos brinquedos não estruturados como estratégia didática utilizada pelo (a) professor (a). Busca-se, também, perceber de que modo é realizada a exploração dos brinquedos não estruturados pelas crianças e refletir sobre qual o papel do educador nesse processo. A Educação Infantil é uma fase muito importante para que a criança desenvolva habilidades e competências necessárias para o seu desenvolvimento pleno. A metodologia empregada no desenvolvimento deste trabalho baseou-se na pesquisa bibliográfica, que consideram os jogos, brinquedos e brincadeiras como atividade essencial para a formação e educação das crianças, em especial na Educação Infantil. Os resultados da pesquisa indicam que a ludicidade e a utilização de brinquedos não estruturados facilitam a aprendizagem e contribuem para o desenvolvimento infantil. Para alcançar sucesso na aprendizagem das crianças nessa etapa da vida escolar, é necessário que o professor tenha clareza da potencialidade cognitiva dessas ferramentas em sua prática docente e planeje adequadamente seu trabalho para que os alunos possam usufruir dos benefícios pedagógicos decorrentes do emprego de brinquedos não estruturados nos jogos, brinquedos e brincadeiras na escola, como possibilidade concreta de desenvolver a criança integralmente.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47931
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Daniela Alves da Silva e Universidade Federal de Lavras
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