SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO DIGITAL, TDICs POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autoria de: Nircelia Gomes da Silva

Orientação de: Andresa Helena de Lima

Presidente da banca: Andrêsa Helena de Lima

Primeiro membro da banca: Silmara Aparecida dos Santos

Segundo membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos

Palavras-chaves: Alfabetização, Letramento, Letramento digital, TDICs, Formação de professores.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Silva, N. G. d. ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, LETRAMENTO DIGITAL, TDICs POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2021. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: RESUMO Este trabalho tem por objetivo, considerar as possibilidades do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) em sala de aula para a alfabetização e letramento de crianças na Educação Infantil. Com as TDICs utilizadas como recurso didático-pedagógico para a aprendizagem na Educação Infantil, fez-se necessário pensar questões sobre letramento digital e formação de professores. Para a investigação a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo que possibilitou identificar a produção de pesquisadores como Soares (2004, 2008, 2009, 2014), Coscarelli e Ribeiro (2005, 2011, 2014,), Coscarelli e Correa (2018), Lévy (2010), Kenski (2008), Kleiman (2006) que pensaram propostas para a utilização de tais tecnologias na alfabetização e letramento, letramento digital e formação de professores. Verificou-se, ao final da pesquisa, que as novas tecnologias são alternativas significativas para a educação, alfabetização e letramento de crianças, ressaltando a urgência da i

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia_distancia/index.php?dados=20202201711553

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47783

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Nircelia Gomes da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo