Título: ATUALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autoria de: Josiane da Silva Ricardino
Orientação de: Joelma dos Santos Bernardes
Presidente da banca: Joelma dos Santos Bernardes
Primeiro membro da banca: Liliane Henrique Torres
Segundo membro da banca: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz
Palavras-chaves: Educação Básica em Tempos de pandemia, Projeto Político Pedagógico, Gestão participativa, Gestão democrática, Atualização do Projeto Político Pedagógico.
Data da defesa: 29/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 09/06/2021
Data da publicação: 09/06/2021
Referência: Ricardino, J. d. S. ATUALIZAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996, prevê que as instituições brasileiras, públicas e privadas, elaborem ou atualizem o Projeto Político Pedagógico (PPP) de modo participativo e democrático. Esse processo é organizado e estruturado pela equipe gestora da escola e demais membros da comunidade escolar, uma vez que o PPP é um importante instrumento de organização pedagógica e administrativa da escola. Diante disso, o objetivo desse estudo foi identificar a realidade e a quantidade de instituições de ensino, públicas e privadas, de educação básica brasileira, quanto a atualização do seu Projeto Político Pedagógico no período de pandemia no ano letivo de 2020. Para atingir nossos objetivos foram adotados como procedimentos metodológicos a aplicação de questionário fechado online, revisão da literatura e análise de conteúdo. Houve a participação de 1024 participantes, com representatividade nas cinco regiões brasileiras, entre os dias 12 de dezembro de 2020 e 03 de fevereiro de 2021. Ademais, os resultados demonstram que 49,10 das respostas foram positivas quanto a atualização do PPP, enquanto que 35 mencionaram que ainda não houve atualização, e os demais participantes, 15, não tinham conhecimento sobre o assunto. Concluímos que apesar desse cenário positivo para a atualização do PPP, este não foi de caráter democrático e participativo. Além disso, foi possível identificar e averiguar como caminha a organização das escolas públicas e privadas, de educação básica brasileira, quanto às decisões, a elaboração de um planejamento estratégico e a atualização do PPP, nesse tempo de pandemia.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47730
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Josiane da Silva Ricardino e Universidade Federal de Lavras
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