Título: Violência na Escola
Título alternativo: Violence at School
Autoria de: Mariana Keren Tostes
Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Primeiro membro da banca: Neiva Aparecida Dutra
Segundo membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vilela
Palavras-chaves: Escola, violência escolar, causas da violência, prevenção, intervenção.
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 04/07/2021
Data da publicação: 04/07/2021
Referência: Tostes, M. K. Violência na Escola. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente artigo tem por finalidade, apresentar as causas das violências provenientes no âmbito escolar, tentando assim, achar respostas para que tanto professores, alunos e comunidade escolar, possam se resguardar e encontrar caminhos para lidar com essa situação. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa onde foram identificadas as seguintes categorizações (I) tipos de violência, (II) definições, (III) a violência sobre o olhar do professor, (IV) a violência sobre o olhar do aluno, (V) prevenção, (VI) intervenção, (VII) currículo, (VIII) papel da escola, (VIV) papel da família, (X) papel da sociedade e (XI) consequências. Seguindo essa lógica das categorizações, ancorada na teorização de análise de conteúdo de Bardin (2011), foram encontrados alguns subsídios que irão auxiliar-nos nas tomadas de decisões e nas ações de enfrentamento frente a esse desafio que tanto docentes, alunos e toda a comunidade de modo geral enfrentam em seu dia a dia escolar. De modo que a escola possa voltar a ser um ambiente
Abstract: The purpose of this article is to present the causes of violence from the school context, thus trying to find answers so that teachers, students and the school community can protect themselves and find ways to deal with this situation. It is a qualitative research in which the following categorizations were identified (I) types of violence, (II) definitions, (III) violence over the eyes of the teacher, (IV) violence over the eyes of the student, (V) prevention, (VI) intervention, (VII) curriculum, (VIII) role of the school, (VIV) role of the family, (X) role of society and (XI) consequences. Following this logic of categorizations, anchored in the content analysis theorization by Bardin (2011), some subsidies were found that will assist us in decision making and in coping actions in the face of this challenge that both teachers, students and the whole community in general they face in their day-to-day school. So that the school can again become an environment for the acquisition of knowledge and a culture of
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47843
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mariana Keren Tostes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo