SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: A Dislexia sob o prisma da perspectiva histórico-culturalpossibilidades de desenvolvimento.

Autoria de: Elenice Mascarenhas Oliveira Fonseca

Orientação de: Rosa Maria Godinho Monteiro

Presidente da banca: Rosa Monteiro

Primeiro membro da banca: Carina Adriele Duarte de Melo

Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Palavras-chaves: Dislexia, Educação, Perspectiva Histórico-Cultural, Mediação Pedagógica, Transtorno funcional específico.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 02/07/2021

Data da publicação: 02/07/2021

Referência: Fonseca, E. M. O. A Dislexia sob o prisma da perspectiva histórico-culturalpossibilidades de desenvolvimento.. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A dislexia,transtorno funcional específico,tem sido debatida por diversos campos de estudo,mas é na Neurologia e nos estudos fonológicos que vem se destacando.Sob a luz da Perspectiva Histórico-Cultural,este artigo busca discutir a dislexia longe de uma lógica medicalizante,tendo como guisa o papel da linguagem para o psiquismo e as intervenções pedagógicas escolares.Focalizando a linguagem e a escrita,a Perspectiva Histórico-Cultural vê o desenvolvimento humano através das relações sociais.A elaboração desse artigo deu-se por meio de pesquisa bibliográfica onde-se coletou material em livros e artigos que abordam o tema proposto a partir da Perspectiva Histórico-Cultural.A criança converte as relações sociais em funções psicológicas.O uso da linguagem junto a práticas pedagógicas bem direcionadas podem levar crianças com transtornos funcionais específicos(dislexia) a linguagem escrita e oral.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia_distancia/index.php?dados=20202201711530

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47795

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Elenice Mascarenhas Oliveira Fonseca e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo