Título: Ideias para adiar o fim do mundo Significantes sustentáveis para uma educação ambiental crítica
Autoria de: Paulo Eduardo de Oliveira Sousa
Orientação de: Josue Humberto Barbosa
Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa
Primeiro membro da banca: Edmar Batista
Segundo membro da banca: Júlio Resende Costa
Palavras-chaves: Educação, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Significação Sustentável, Ecocêntrismoo
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 26/06/2021
Data da publicação: 26/06/2021
Referência: Sousa, P. E. d. O. Ideias para adiar o fim do mundo Significantes sustentáveis para uma educação ambiental crítica. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O tema da natureza está na ordem do dia, preocupação ecológica tanto em chave científico-ambiental quanto humanismo-religiosa. A questão ambiental envolve toda sorte de problemas. Toda a história e toda a educação são feitas, produzidas, construídas no presente, presente esse, histórico-educacionalmente construído. Assim sendo, todas essas significações construídas, em diferentes tempos e lugares, constituem o presente e, assim, são, portanto, significações rivais atuantes na realidade em que vivemos ???? os diferentes pontos de vista em conflito. Sendo assim, os pontos de vista, socialmente dominantes, são os que determinam as significações dominantes sobre o meio ambiente. Por isso, a importância de uma Educação Ambiental Crítica, que coloque em contraponto essas significações, um programa crítico-coerente, em busca de novas sínteses significantes, para proporcionar significados sustentáveis. Para o desenvolvimento desse objetivo, realizamos a pesquisa documental, a análise e a interpretação de textos sobre projetos de Educação Ambiental e a bibliográfica, sistematizando os principais conceitos para uma Educação Ambiental Crítica, suas bases e propostas para a formação de professores da Educação Básica.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47841
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Paulo Eduardo de Oliveira Sousa e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo