SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autoria de: Pedro Ivo Borghi Nascimento Bruder

Orientação de: Giovanna Rodrigues Cabral

Presidente da banca: Giovanna Rodrigues Cabral

Primeiro membro da banca: Thiago Lemes de Oliveira

Segundo membro da banca: Érica Alves Barbosa

Palavras-chaves: Metodologias Ativas, Alfabetização, Protagonismo Infantil, Aprendizagem Personalizada, Letramento

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Bruder, P. I. B. N. METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Procuramos neste trabalho apresentar um relato de experiência de utilização de metodologias ativas de Jogos e de Aprendizagem Personalizada com crianças em processo de alfabetização, a partir do acompanhamento educacional realizado nos anos de 202021. A escolha pelo uso de metodologias ativas se deu como uma proposta pedagógica capaz de colocar a criança como protagonista no processo de aprendizagem e promover, além da apropriação da leitura e da escrita, uma aprendizagem significativa e integral. O relato de experiência descreve as atividades desenvolvidas intercaladas com a fundamentação teórica, abordando os temas metodologias ativas, aprendizagem e desenvolvimento infantil e alfabetização, buscando refletir sobre as ações escolhidas e analisar os resultados parciais obtidos. Constatou-se que as metodologias ativas de aprendizagem possibilitam motivação nas crianças, aspecto importante para que a aprendizagem aconteça de forma eficiente. Os resultados demonstraram a relevância de desenvolver propostas pedagógicas de metodologias ativas para o ciclo de alfabetização e sugerem a construção de propostas pedagógicas com base nas metodologias ativas para trabalhar com grupos de crianças na escola regular.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia_distancia/index.php?dados=20202201711514

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47693

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Pedro Ivo Borghi Nascimento Bruder e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo