Título: A importância da participação da família na gestão democrática no contexto escolar.
Título alternativo: The importance of family participation in democratic management in the school context.
Autoria de: Rejeane Aparecida Rodrigues
Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Primeiro membro da banca: Neiva Aparecida Dutra
Segundo membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vilela
Palavras-chaves: Gestão, democrática, escola, família, educação
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 04/07/2021
Data da publicação: 04/07/2021
Referência: Rodrigues, R. A. A importância da participação da família na gestão democrática no contexto escolar.. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo compreender a construção de políticas educacionais comprometida na formação do indivíduo, não se tratando apenas da função do gestor, mas envolver todos os indivíduos inseridos no âmbito educacional, principalmente as famílias e a comunidade. A metodologia aplicada neste trabalho foi a de pesquisa bibliográfica, sendo as buscas realizadas no Portal Capes, livros de autores simpatizantes com o tema, documentos legais tais como Constituição Federal (CF, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996) e o Plano Nacional da Educação (PNE). Foram selecionados vinte e quatro trabalhos, através da análise de conteúdo realizado por categorização (Bardin, 2011), entre os anos de 2007 a 2020, com descritores definidos família, escola e gestão democrática, realizada buscas no Portal Capes. Os resultados apontaram que a gestão democrática supera desafios, é o fator determinante na reconstrução de um novo modelo de educação. Concluindo assim que, a gestão democrática é relevante
Abstract: This work aims to understand the construction of educational policies committed to the formation of the individual, not only dealing with the role of the manager, but involving all individuals inserted in the educational field, especially families and the community. The methodology applied in this work was that of bibliographic research, with searches carried out on the Capes Portal, books by authors sympathetic to the theme, legal documents such as the Federal Constitution (CF, 1988), the Law of Directives and Bases of Education (LDB, 1996) and the National Education Plan (PNE). Twenty-six works were selected, selected by content analysis carried out by categorization (Bardin, 2011), between the years 2007 to 2020, with defined descriptors family, school and democratic management, searches on the Capes Portal. The results showed that democratic management overcomes challenges, it is the determining factor in the reconstruction of a new model of education. Thus concluding that, democratic management is relev
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47832
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rejeane Aparecida Rodrigues e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo