Título: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA
Autoria de: Vanderlei Aparecido de Oliveira
Orientação de: Marcos Roberto Amorim
Presidente da banca: Marcos Roberto Amorim
Primeiro membro da banca: Bárbara Cristina Heitor Silva
Segundo membro da banca: Laise Vieira Gonçalves Ribeiro
Palavras-chaves: Educação, Família, Escola, Relação, Criança.
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 04/07/2021
Data da publicação: 04/07/2021
Referência: Oliveira, V. A. d. A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Família e a escola são fontes propulsoras que devem se correlacionar no processo de construção do conhecimento, do desenvolvimento e da formação da criança. Viu-se a necessidade de pensar a importância dessa relação e quais são seus respectivos papéis no processo de ensino-aprendizagem, da formação e do desenvolvimento pleno da criança. Com objetivo de enfatizar a importância da relação família e escola em função do desenvolvimento integral da criança, a metodologia parte da pesquisa bibliográfica frente à revisão de literatura na qual relaciona e avalia o conhecimento produzido em pesquisas prévias, destacando-se conceitos, procedimentos, resultados, discussões e conclusões relevantes ao trabalho realizado. Contempla-se autores e ideias relevantes à temática - Polonia e Dessen (2007), Nogueira (2006), Fukuda (2013), Cozer (2003), Costa et al (2019) documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs2013), o Plano Nacional de Educação (PNE2014), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN1997). Para além, dialoga-se com a temática a partir do pensamento da pesquisadora Maria Malta Campos e de outros autores demasiadamente importantes à investigação da ação quanto ao indivíduo criança na relação família-escola. Conclui-se, falta efetiva dialógica, de parcerias, e necessários aprofundamentos científicos que ressaltem as teorias ávidas em função da prática melhorada para que haja de fato uma graduação devida à importância da temática Família e Escola e, para que, se volte então os olhares atentos à necessidade extremamente essencial de uma relação eficaz, consistente e priorizada em virtude da formação e desenvolvimento pleno da criança - sua integralidade.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47896
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vanderlei Aparecido de Oliveira e Universidade Federal de Lavras
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