Título: ??SUPER VISÃO?? ESCOLAR REFLEXÕES DE UMA MÃE PEDAGOGA SOBRE A RELAÇÃO DA FAMÍLIA COM A ESCOLA
Autoria de: Giselle de Fatima Silva Cae Ferreira
Orientação de: Thiago Lemes de Oliveira
Presidente da banca: Thiago Lemes de Oliveira
Primeiro membro da banca: Giovanna Rodrigues Cabral
Segundo membro da banca: Érica Alves Barbosa
Palavras-chaves: Educação, Família, Escola, Parceria, Aprendizagem
Data da defesa: 29/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 30/06/2021
Data da publicação: 30/06/2021
Referência: Ferreira, G. d. F. S. C. ??SUPER VISÃO?? ESCOLAR REFLEXÕES DE UMA MÃE PEDAGOGA SOBRE A RELAÇÃO DA FAMÍLIA COM A ESCOLA. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este estudo tem como reflexão a participação da família no contexto escolar e o papel do supervisor escolar nessa relação entre a família e a escola, com o objetivo de apresentar os benefícios dessa parceria para o processo formativo do aluno. Busca ainda investigar qual papel a família e a escola exercem no processo de aprendizagem do aluno, e quais os fatores que ocasionam o distanciamento da família do espaço escolar e do processo educativo, que estratégias a escola tem utilizado para promover essa aproximação. Sendo a escola a responsável pelo ensino escolarizado e sendo a família a primeira educadora, a parceria entre essas duas instituições tende a trazer melhores resultados na formação do indivíduo. Pesquisas apontam que quando a família participa do cotidiano da escola, a maior parte dos alunos tem melhor desempenho escolar. A escola em sua função social compartilha com a família a responsabilidade pela formação integral do aluno. Destaca-se dentre as atribuições do supervisor escolar, ser o facilitador da parceria entre família e escola, assim, os resultados dessa pesquisa apontam que muitas famílias têm interesse em participar da vida escolar dos alunos, mas não sabem como, e a atuação do supervisor escolar nessa relação de corresponsabilidade entre família e escola, contribui significativamente para que o processo de aprendizagem aconteça de forma compartilhada.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47685
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Giselle de Fatima Silva Cae Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo