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Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL AVANÇOS E DIFICULDADES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

Autoria de: Rosani Aparecida Moreira

Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Primeiro membro da banca: Ana Carolina Sâmia Faria de Souza

Segundo membro da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos

Palavras-chaves: Educação Inclusiva, Avanços, Dificuldades, Inclusão, Conquistas

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Moreira, R. A. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL AVANÇOS E DIFICULDADES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO MUNICÍPIO DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A educação inclusiva representa uma grande conquista em relação aos direitos da pessoa com deficiência, assim o objetivo é identificar os avanços e as dificuldades da educação inclusiva no Brasil, e ainda, verificar se realmente o que foi conquistado como direito da pessoa com deficiência está sendo garantido na prática. A metodologia baseou-se em um relato de experiência de cunho qualitativo o qual procurou descrever e analisar a experiência vivenciada em uma escola pública de ensino regular no município de São Sebastião do Paraíso-MG. Teve-se como fundamentação teórica Mantoan (2003), Florencio (2010), Figueiredo (2010), Santos (2014), Zanata (2016), Pereira e Ximenes (2017), Alves e Araújo (2017) e Neto et al (2018). Além desses autores, fundamentou-se também nas principais leis que regulamentam a educação inclusiva no Brasil visando apresentar os avanços e os direitos alcançados. Constatou-se que a educação inclusiva obteve grandes conquistas ao longo dos anos, pois, atualmente, as legislações asseguram aos alunos com necessidades educacionais especiais o direito de acesso à escola regular com educação de qualidade para todos, desde a Educação Infantil. Entretanto, ainda existem dificuldades para a sua implementação, pois falta capacitação profissional, infraestrutura na escola, material didático específico para o atendimento dos alunos com deficiência, para que, assim, a inclusão seja de fato efetivada, pois incluir a pessoa com necessidades educacionais especiais não é apenas permitir o seu acesso na escola de ensino regular, mas sim assegurar seus direitos com as adaptações necessárias nas escolas e profissionais capacitados para promover o desenvolvimento do aluno.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia_distancia/index.php?dados=20202201711490

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47866

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rosani Aparecida Moreira e Universidade Federal de Lavras

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