SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autoria de: Flavianne Veloso Silva

Orientação de: Franciane Sousa Ladeira Aires

Presidente da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires

Primeiro membro da banca: Kátia Batista Martins

Segundo membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Palavras-chaves: Alfabetização, Letramento, Ensino Fundamental, Leitura, Escrita.

Data da defesa: 26/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Silva, F. V. OS DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo buscou investigar quais as dificuldades no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita por crianças matriculadas até o 3º ano do Ensino Fundamental. Para isso, com o apoio em Magda Soares e documentos legais, investiu-se em uma reflexão sobre a alfabetização e o letramento na atualidade brasileira. O caminho metodológico foi traçado pela pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, utilizando a plataforma Scielo. A análise dos dados bibliográficos apontou que os fatores que dificultam o processo de alfabetização e letramento são variáveis como, por exemplo, os aspectos psicossociais familiares, a defasagem na prática docente em seu processo de formação e as formas diversas de se trabalhar a alfabetização. Além disso, foi enfatizada a importância da função docente frente às necessidades das crianças na sala de aula, contudo não há uma receita pronta, e dentre as possibilidades de trabalho com a alfabetização há os meios digitais. Inúmeros são os desafios que acarretam o processo de letrar e alfabetizar, por isso, muitos questionamentos e outras pesquisas ainda precisam ser desenvolvidas, afim de colaborar para a compreensão do processo de alfabetização e letramento com o intuito de reduzir as dificuldades das crianças em relação ao desenvolvimento da leitura e da escrita.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia_distancia/index.php?dados=20202201711484

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47803

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Flavianne Veloso Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo