Título: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DURANTE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR (TOD)
Autoria de: Josyane Aparecida da Silva
Orientação de: Ana Carolina Samia Faria Souza
Presidente da banca: Ana Carolina Samia Faria Souza
Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Segundo membro da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos
Palavras-chaves: TDAH, TOD, alunos, desatenção, hiperatividade.
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 04/07/2021
Data da publicação: 04/07/2021
Referência: Silva, J. A. d. DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DURANTE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E TRANSTORNO OPOSITOR DESAFIADOR (TOD). 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD) em crianças dos anos iniciais do ensino Fundamental geram consideráveis desafios na sala de aula. Conceituado antes como mau comportamento, demanda cuidado e atenção, o aluno sem a devida compreensão de seus transtornos carrega consigo desde mau julgamento até perda significativa na sua aprendizagem. Os profissionais da educação estão bem preparados para lidar com essas questões? Algumas crianças têm uma aprendizagem defasada, outras ficam inquietas e desobedientes a regras, atrapalhando a aprendizagem dos colegas e criando estigmas para si mesmos. Muitos pais desconhecem que seus filhos podem estar enfrentando um desafio que vai além das dificuldades em aprender por não conseguir focar sua atenção ou obedecer a regras, como é o caso de crianças com TDAH e TOD. A pesquisa objetiva reconhecer os aspectos práticos e psicológicos do TDAH e do TOD em alunos que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, conhecer os desafios dos professores e das crianças e desenvolver estratégias para proporcionar uma aprendizagem significativa e relações sociais harmônicas na sala de aula, utilizando como metodologia pesquisas bibliográficas de estudos de autores experientes nesses temas. É imprescindível que os professores tenham um olhar analítico para seus alunos, principalmente para esses que apresentam comportamentos que se destacam expressivamente, para isso conhecimento é a ferramenta ideal para identificar e apontar o melhor caminho para lidar com essas situações desafiadoras.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47871
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Josyane Aparecida da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo