Título: O uso das tecnologias assistivas como recursos pedagógicos para estudantes com deficiência intelectual
Autoria de: Gislaine Cristina Jerônimo
Orientação de: Gustavo de Oliveira Andrade
Presidente da banca: Gustavo de Oliveira Andrade
Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Segundo membro da banca: Fernanda Miquelão Ribeiro
Palavras-chaves: Deficiência intelectual, Ensino regular, Tecnologia assistiva, Recursos pedagógicos, Softwares gratuitos
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 07/07/2021
Data da publicação: 07/07/2021
Referência: Jerônimo, G. C. O uso das tecnologias assistivas como recursos pedagógicos para estudantes com deficiência intelectual. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente artigo trata-se de uma pesquisa para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Tecnologias Assistivas, são recursos ou serviços utilizados como mediadores no ensino aprendizagem e inclusão de estudantes com diferentes tipos de deficiência. O objetivo geral foi realizar um levantamento bibliográfico para verificar quais as tecnologias assistivas estão sendo utilizadas nas escolas do ensino regular para promover o ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual e especificamente avaliar o impacto do uso de tecnologias assistivas nas escolas em estudantes com deficiência intelectual e investigar os softwares gratuitos que podem ser utilizados na Sala de Recursos Multifuncionais. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando o Portal de Periódicos CAPES, foram selecionados nove artigos para estudo no período de 2015 a 2020. Os resultados apresentam que poucas escolas utilizam os recursos das tecnologias assistivas, por falta de domínio com as tecnologias ou inexistência de conhecimento para identificar os recursos pedagógicos mais adequados para o estudante com deficiência intelectual. As escolas do ensino regulares precisam se reorganizar para atenderem os estudantes com deficiência, isso implica em formação continuada, parceria com professor AEE e Salas de Recursos Multifuncionais, sendo aspectos essenciais para garantir o desenvolvimento no ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47918
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gislaine Cristina Jerônimo e Universidade Federal de Lavras
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