Título: OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DESENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO DURANTE A INFÂNCIA.
Autoria de: Isabel Cristina da Silva Inácio
Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira
Segundo membro da banca: Lilian Carla de Freitas
Palavras-chaves: Alfabetização, Letramento, Métodos, Educação Infantil, Aprendizagem.
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 04/07/2021
Data da publicação: 04/07/2021
Referência: Inácio, I. C. d. S. OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DESENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO DURANTE A INFÂNCIA.. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: RESUMO Alfabetizar e letrar uma pessoa faz parte da profissão de todo pedagogo. A escolha em trabalhar essa temática se deu motivada por um processo de orientação e compreensão de grafias e fonemas que reflete as maestrias do professor em sua atuação e por querer lecionar no Ensino Fundamental Anos Iniciais após formação do curso de licenciatura em pedagogia. Objetivando analisar algumas técnicas e ideias no ensino da leitura e da escrita apresento, embasada em uma metodologia de pesquisa bibliográfica, conceitos e métodos utilizados por renomados personagens que fundamentam as práticas empregadas no campo educacional como Magda Soares, Lev Vygotsky, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Jean Piaget e também as orientações da Base Nacional Comum Curricular. Expondo que, no contexto das práticas de alfabetização e letramento, estes dois processos, com finalidades distintas, devem caminhar de maneira indissociável no ensino aprendizado, usufruindo da bagagem de vida cultural e social que cada pessoa carrega consigo. A sociedade investiu na escola a função de aprendizagem da linguagem que implica o saber da cultura letrada com ações intencionais e planejadas. O ofício pedagógico tem que se apresentar de maneira agradável e natural neste contexto, sem estressar o aprendiz com cobranças de desenvolvimento ou expô-las em situações vexatórias que não auxiliará no progresso do ensino.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47787
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isabel Cristina da Silva Inácio e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo