Título: MEMORIZAÇÃO DA TABUADA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autoria de: Priscila Aparecida Pereira de Abreu Pedroso
Orientação de: Joelma dos Santos Bernardes
Presidente da banca: Joelma dos Santos Bernardes
Primeiro membro da banca: Liliane Henrique Torres
Segundo membro da banca: Sayonara Ribeiro Marcelino Cruz
Palavras-chaves: Ensino da multiplicação, Tabuada, Memorização da tabuada, Alfabetização matemática, Estratégias multiplicativas.
Data da defesa: 29/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 12/06/2021
Data da publicação: 12/06/2021
Referência: Pedroso, P. A. P. d. A. MEMORIZAÇÃO DA TABUADA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. 2021. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Neste artigo relatamos um estudo sobre o processo de ensino da multiplicação e as estratégias utilizadas para desenvolver a alfabetização matemática. Ele tem como objetivo compreender como as práticas de ensino da multiplicação são apontadas pela literatura no processo de alfabetização matemática no Ensino Fundamental I. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, em que foram pesquisados os seguintes descritores memorização da tabuada, ensino da multiplicação e aprendizagem da tabuada. Foram encontrados cento e dezesseis artigos, foram aplicados procedimentos metodológicos de categorização de seleção e exclusão, chegando ao final um total de dezesseis artigos analisados. As análises dos artigos demonstraram que muitos professores ainda seguem o método tecnicista para o ensino da multiplicação, utilizando de técnicas de memorização, fórmulas padronizadas não dando espaço para desenvolvimento crítico, analítico e reflexivo dos alunos, nem mesmo fazem relação com suas realidades. As análises também demostraram que a multiplicação pode e deve seguir um caminho mais dinâmico, e que promova a apropriação do conhecimento, fazendo relação com a realidade dos alunos, além de dar espaço para eles seguirem e criarem suas próprias estratégias. Conclui-se que memorizar a tabuada é irrelevante para a aprendizagem da multiplicação, desde que eles compreendam o processo multiplicativo, e consigam estabelecer relação entre adição e a multiplicação.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47722
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Priscila Aparecida Pereira de Abreu Pedroso e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo