Título: UMBANDA EDUCAÇÃO PARA A PAZ RELIGIOSA PELA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA.
Título alternativo: UMBANDA EDUCATION FOR RELIGIOUS PEACE THROUGH DIVERSITY BRAZILIAN CULTURAL
Autoria de: Nathália de Morais Dias
Orientação de: Josue Humberto Barbosa
Presidente da banca: Josué Humberto Barbosa
Primeiro membro da banca: Edmar Batista
Segundo membro da banca: Jacqueline Magalhães Alves
Palavras-chaves: Religião, Cultura, Escola, Umbanda, Educação para a Paz
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 25/06/2021
Data da publicação: 25/06/2021
Referência: Dias, N. d. M. UMBANDA EDUCAÇÃO PARA A PAZ RELIGIOSA PELA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA. . 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Neste artigo, são apresentadas e analisadas as questões transversais sobre a diversidade religiosa, com o objetivo de defender a laicidade no ensino público e o multiculturalismo. A partir dessas análises, propomos a compreensão das expressões religiosas como parte da cultura, em que ambas se desenvolvem em mútua influência. Enfocando as perspectivas dessa compreensão para o ensino da cultura afro-brasileira na escola, analisamos as relações entre cultura e religião a partir da teoria e metodologia da Antropologia Cultural de Clifford Geertz, desenvolvidas na obra A Interpretação das Culturas. Portanto, trata-se de análises sob o viés antropológico, integrando história e sociedade, para compreender os valores e o mundo do outro, como pressuposto para a construção de uma sociedade mais pacífica, promovendo ações que desenvolvam o entendimento da alteridade, da tolerância e do respeito.
Abstract: In this article, cross-cutting issues about diversity are presented and analyzed. religious, with the aim of defending secularism in public education and multiculturalism. THE Based on these analyses, we propose the understanding of religious expressions as part of the culture, in which both develop in mutual influence. Focusing on the perspectives of this understanding for teaching Afro-Brazilian culture at school, we analyze the relationships between culture and religion from the theory and methodology of Clifford Geertzs Cultural Anthropology, developed in The Interpretation of Cultures. Therefore, these are analyzes under the bias anthropological, integrating history and society, to understand the values ????and the world of the other, as a prerequisite for building a more peaceful society, promoting actions that develop the understanding of otherness, tolerance and respect.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47829
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Nathália de Morais Dias e Universidade Federal de Lavras
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