Título: EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO
Autoria de: Denise Aparecida Belarmino dos Santos
Orientação de: Silmara Aparecida dos Santos
Presidente da banca: Silmara Aparecida dos Santos
Primeiro membro da banca: Andrêsa Helena de Lima
Segundo membro da banca: Apolliane Xavier Moreira dos Santos
Palavras-chaves: Aprendizagem, Educação integral, Educação socioemocional, Emoção, Habilidades socioemocionais.
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 28/06/2021
Data da publicação: 28/06/2021
Referência: Santos, D. A. B. d. EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM E PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Cada vez mais a educação socioemocional tem sido evidenciada por educadores e estudiosos da Educação, que buscam discutir e problematizar os rumos e a significância dos processos de ensino e aprendizagem, portanto, torna-se um tema necessário frente aos desafios emergentes da educação contemporânea. Há, neste contexto, a exigência de sujeitos que desenvolvam habilidades emocionais, sociais e afetivas, dada a nova dinâmica social. Por meio de uma pesquisa bibliográfica o estudo visa compreender como a educação socioemocional pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, de modo a promover discussões que permitam reflexões acerca da relevância de sua inserção nos currículos escolares. Esta pesquisa justifica-se uma vez que o trabalho intencional com as habilidades socioemocionais pode ser capaz de potencializar o processo de aprendizagem, visto que o desenvolvimento cognitivo está intimamente ligado à afetividade e, consequentemente, às emoções. Ressalta-se, ainda, que a educação socioemocional coaduna com uma formação integral, que reconhece a complexidade do ser humano e assim oferece ao aluno saberes necessários para uma atuação participativa na sociedade. Há neste estudo, a possibilidade de compartilhar o conhecimento construído na Universidade, com a escola regular
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47817
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Denise Aparecida Belarmino dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo