Título: A MÚSICA COMO PARTE DO COTIDIANO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL REFLEXÕES A PARTIR DO DOSSIÊ SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL EM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
Autoria de: Mariana Ferreira de Freitas Neta
Orientação de: Olga Maria de Araujo Soares
Presidente da banca: Olga Maria de Araújo Soares
Primeiro membro da banca: Júlio Resende Costa
Segundo membro da banca: Danuza Roberta Pereira Lima
Palavras-chaves: Educação infantil, música, perspectiva histórico-cultural, criança, protagonista
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 07/07/2021
Data da publicação: 07/07/2021
Referência: Neta, M. F. d. F. A MÚSICA COMO PARTE DO COTIDIANO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL REFLEXÕES A PARTIR DO DOSSIÊ SOBRE EDUCAÇÃO MUSICAL EM DIÁLOGO COM A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente artigo teve por objetivo refletir sobre a educação musical em diálogo com a perspectiva histórico-cultural, fundamentado a partir de um dossiê composto de dez artigos que discutem os aspectos relativos ao desenvolvimento musical das crianças na educação infantil. A metodologia adotada teve como fundamento a pesquisa bibliográfica que afirmou a importância da música para as crianças nessa etapa da educação, visto que pode favorecer o desenvolvimento da linguagem, autonomia, criatividade, autoexpressão, possibilitando ainda a aprendizagem da música como fenômeno histórico, social e cultural. Dessa forma, as análises da pesquisa evidenciaram que a experiência musical pode fazer parte do cotidiano educativo numa perspectiva ativa das crianças em que a organização do espaço escolar se constitui numa base para a formação do sujeito ativo no processo da educação musical. Ressalta-se ainda que esse processo também pode ser determinado pela capacidade do (a) professor (a) em compreender que a música é importante para a formação integral da criança, e que a participação dela é fundamental para construção dos conhecimentos relativos à música.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47904
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mariana Ferreira de Freitas Neta e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo