Título: A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoria de: Dilcimara Silva Jacó Santos
Orientação de: Alessandro Garcia Paulino
Presidente da banca: Alessandro Garcia Paulino
Primeiro membro da banca: Liliane Henrique Torres
Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva
Palavras-chaves: Afetividade, Educação, Aprendizagem, Família, Escola
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 05/07/2021
Data da publicação: 05/07/2021
Referência: Santos, D. S. J. A AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A temática do presente artigo se constitui sobre afetividade, sendo este tema relevante para o relacionamento humano e principalmente para a melhoria do convívio entre professor e educando. Considera-se que são imprescindíveis os estudos sobre as relações de afetividade entre o professor e educando dentro do espaço escolar. A escola torna-se um ambiente onde o estudante passa a maior parte de sua vida e é imprescindível que o ambiente seja cativante e afetivo para o pleno desenvolvimento da aprendizagem. Dessa maneira, o complemento do que a criança inicia dentro de casa em família é a escola que integra. A escola vai além de, simplesmente, repassar o conhecimento é preciso ensinar com afeto, pois todo educando necessita de carinho, atenção e respeito dos professores e dos profissionais que atuam nas escolas. Desse modo, a pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação entre a afetividade e a construção da aprendizagem na criança, com vistas a problematizar a postura do professor. Para alcance dos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, predominantemente teórica, de investigação em livros, artigos e textos publicados com a finalidade de comparar resultados, analisar, discutir e propor considerações. Resulta-se que a afetividade precisa estar presente em todas as decisões a serem tomadas pelo professor, sendo que as mesmas produzirão em seus alunos impactos positivos ou negativos. Trata-se, portanto, de um fator fundamental nas relações que se estabelecem entre os educandos e entre campos de experiência ministrados.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47761
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Dilcimara Silva Jacó Santos e Universidade Federal de Lavras
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