Título: Percepções acerca das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autoria de: Fernanda de Paula Teixeira Figueiredo
Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira
Segundo membro da banca: Lílian Carla de Freitas
Palavras-chaves: Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, desenvolvimento cognitivo, anos iniciais do Ensino Fundamental, capacitação, políticas públicas
Data da defesa: 29/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 17/06/2021
Data da publicação: 17/06/2021
Referência: Figueiredo, F. d. P. T. Percepções acerca das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho analisa o uso e a apropriação das TDICs (Tecnologias Digitais da informação e da comunicação) nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pesquisando como a tecnologia pode ser utilizada como aliada no processo de ensino e aprendizagem para formação de alunos autônomos, criativos e ativos. Além disso, discute a necessidade do uso e apropriação da tecnologia na sala de aula, tendo em vista que temos alunos nativos digitais. Ademais, mostra o impacto das tecnologias para o desenvolvimento das crianças, refletindo sobre as formas de utilização das TDICs através de aulas bem planejadas, com objetivos específicos para que o professor possa promover uma aprendizagem significativa. Ainda demonstra os desafios enfrentados pelo professor no uso e apropriação dos recursos tecnológicos e a necessidade de capacitação contínua do docente. Por fim, a pesquisa foi fundamentada em pesquisas bibliográficas baseada nos seguintes autores Bessa Alves e Barbosa (2012), Lobo e Maia (2015), Mattos Ferrari Júnior e Mattos (2005), Nunes (2007), Oliveira e Vespasiano, Perreira e Arrais (2015), Tezani (2017), Timboíba et all (2011), Tori (2015) e relatos de experiência. Por meio das minhas vivências na sala de aula com o uso das TDICs foi possível perceber os benefícios que elas trazem no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais atrativo e permitindo a participação ativa dos alunos.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47706
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Fernanda de Paula Teixeira Figueiredo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo