Título: DE MÃE A PEDAGOGA REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Autoria de: Daniela Camila Silva
Orientação de: Thiago Lemes de Oliveira
Presidente da banca: Thiago Lemes de Oliveira
Primeiro membro da banca: Ludmila de Oliveira Amaral
Segundo membro da banca: Aline Fernandes Melo
Palavras-chaves: Autismo, Educação, Escola, Professores, Família.
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 06/07/2021
Data da publicação: 06/07/2023
Referência: Silva, D. C. DE MÃE A PEDAGOGA REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em sala de aula, a adaptação do ambiente e adequação de materiais às suas necessidades é um direito assegurado por lei. O autismo (Transtorno do Espectro Autista - TEA) é definido como um transtorno global do desenvolvimento que afeta diversas capacidades como a comunicação, a socialização e o comportamento do indivíduo. No presente trabalho tem como objetivo abarcar o preparo dos profissionais da educação para atender as crianças portadoras de necessidades especiais e compreender as necessidades dos docentes e suas principais dificuldades em sala de aula em relação à recepção e ensino de crianças com desenvolvimento atípico e necessidades específicas, designadamente a inclusão de crianças autistas em ambientes escolares com ensino padronizado. Refere-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e narrativa autobiográfica, explicitando a familiarização com o tema sendo a autora mãe de duas crianças autistas em níveis diferentes. Utiliza de revisão bibliográfica para estudo e exemplos para melhor compreensão da dificuldade da inclusão, salientando diversas dificuldades no processo formativo de professores da educação básica. Entre os resultados discutidos, destacamos o fato de que não somente os professores devem se envolver no progresso da criança autista em sala de aula, como também toda a comunidade escolar e família de forma interativa, para que a criança não se desenvolva somente em sala de aula, mas para a vida em sociedade.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Daniela Camila Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo