Título: A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoria de: Jéssica Candida dos Santos
Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Primeiro membro da banca: Ana Carolina Sâmia Faria de Souza
Segundo membro da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos
Palavras-chaves: Autismo, TEA, Educação Infantil, Inclusão Escolar, Trabalho Pedagógico
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 05/07/2021
Data da publicação: 05/07/2021
Referência: Santos, J. C. d. A INCLUSÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A inclusão está cada vez mais presente no meio social e na escola, nos quais o trabalho pedagógico realizado com crianças autistas na modalidade da Educação Infantil é sempre um grande desafio, mas a docência em suas práticas e experiências cotidianas elaboram atividades que permitam o desenvolvimento cognitivos, as habilidades motoras para as aquisições da escrita e da leitura de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem. O estudo teve como objetivo principal descrever sobre o trabalho pedagógico realizado na inclusão com alunos autistas na Educação Infantil. A metodologia foi uma revisão bibliográfica com método qualitativo centralizado na investigação das ideias e conceitos principais da temática e seu objetivo incluindo materiais com publicações recentes. Na abordagem dos resultados encontrou-se na literatura, concepções do trabalho pedagógico através das tecnologias avançadas nos recursos materiais de forma que o aluno consiga se adaptar com as atividades participando e socializando com as pessoas gradativamente. Concluiu-se que a temática tem como relevante toda a elaboração de atividades na Educação Infantil incentivando e motivando a criança por métodos tecnológicos unido ao suporte de recursos que são inseridos gradativamente na sala de aula seguindo as diretrizes planejadas para os alunos especiais da inclusão escolar, bem como entende-se que na Educação Infantil as atividades que instiguem a socialização, interatividade e a Alfabetização e Letramento são essenciais ao processo de ensino-aprendizagem que conduzem autonomia e formação da criança durante o ano letivo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47901
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Jéssica Candida dos Santos e Universidade Federal de Lavras
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