Título: As brincadeiras populares diante aos contextos das tecnologias digitais
Autoria de: Joyce da Silva Ribeiro
Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira
Segundo membro da banca: Lílian Carla de Freitas
Palavras-chaves: Brincadeiras populares, Era digital, Educação infantil, Brinquedos, Relato de experiência
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 08/07/2021
Data da publicação: 08/07/2021
Referência: Ribeiro, J. d. S. As brincadeiras populares diante aos contextos das tecnologias digitais. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Pensar em brincadeiras populares como amarelinha, esconde esconde, batata quente ou pula corda, é algo que remete a um contexto de outras gerações no âmbito escolar. Dessa forma, tem-se a preocupação deste estudo em analisar a importância das brincadeiras populares no cenário contemporâneo da educação infantil. Visto que presenciamos um cenário contemporâneo voltado as brincadeiras e brinquedos digitais, secundarizando ou extinguindo as brincadeiras populares de ambientes formais ou informais. Para tanto, este estudo foi pautado em uma pesquisa qualitativa com uma abordagem de pesquisa bibliográfica, pautado em referencias teóricos que discutem sobre temáticas referentes a era digital, desenvolvimento infantil e brincadeiras populares. O desenvolvimento infantil passa pelas brincadeiras e interações de maneira que as crianças brincam e se relacionam com os outros, isso tudo é importante para o desenvolvimento da criança, pois, é por meio do brincar que a criança descobre o mundo, seus limites, desperta o senso crítico, desenvolve sua personalidade, responsabilidade e capacidade de autonomia. Para trazer mais particularidades ao trabalho, a pesquisa tem em uma de suas seções o relato de experiência de práticas vivenciadas em uma instituição municipal da cidade de Ribeirão PretoSP, sendo possível observar e relatar o espaço onde as crianças brincam, suas preferências de brincadeiras, e que as tecnologias vêm atraindo a atenção delas desde muito cedo, esquecendo produções manuais, experiências vivas e reais. Conclui-se que o processo do brincar é importante para que as crianças desenvolvam suas aprendizagens cognitivas, emotivas, psicológicas e motoras, sendo a escola uma das propulsoras destas ações para ocasionar um mundo de descobertas, dúvidas e compreensões sobre a realidade que os tocam.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47863
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Joyce da Silva Ribeiro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo