Título: EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMPROMISSO POLÍTICO PRESENTE NA FORMAÇÃO E NA AÇÃO DOCENTE VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Autoria de: Vitória de Paula Sousa Oliveira
Orientação de: Katia Batista Martins
Coorientação de: Fábio Pinto Golçalves dos Reis
Presidente da banca: Katia Batista Martins
Primeiro membro da banca: Franciane Sousa Ladeira Aires
Segundo membro da banca: Fábio Pinto Gonçalves dos Reis
Palavras-chaves: Sexualidade infantil, extensão universitária, educação, sexualidade, projeto.
Data da defesa: 25/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 06/07/2021
Data da publicação: 06/07/2021
Referência: Oliveira, V. d. P. S. EDUCAÇÃO PARA AS SEXUALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMPROMISSO POLÍTICO PRESENTE NA FORMAÇÃO E NA AÇÃO DOCENTE VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA . 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho aborda a Educação para as sexualidades considerando sua relevância social para uma educação emancipatória e a importância da extensão universitária para a formação dos sujeitos. Os objetivos foram geral abordar a Educação para as sexualidades considerando sua relevância social para uma educação emancipatória e a importância da extensão universitária para à formação continuada. Específico demonstrar o compromisso político e social da universidade por meio da extensão aos docentes da Educação Básica apresentar cursos ofertados nos anos de 2004 a 2015 e apontar quais desdobramentos a formação docente alcançou a partir das propostas dos cursos ofertados. Para tratar do assunto pesquisou-se três projetos de extensão Universitária que foram desenvolvidos pelo Departamento de Educação da UFLA, coordenado pela professora Cláudia Maria Ribeiro. Os Projetos em questão são intitulados Projeto Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nas Redes de Proteção, Projeto Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil e Borbulhando Enfrentamentos às Violências Sexuais nas Infâncias no Sul de Minas Gerais. A metodologia utilizada foi revisão e análise de literatura. Os resultados da análise da pesquisa revelaram que é socialmente relevante ações extensionistas como essas, uma vez que possibilitam discussões acerca da sexualidade nos espaços escolares e contribuem para a formação das crianças em si. Além disso, os projetos podem ser considerados um grande avanço para a Educação do nosso século.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47959
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vitória de Paula Sousa Oliveira e Universidade Federal de Lavras
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