Título: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE O CONTEXTO PEDAGÓGICO
Título alternativo: ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER THE PEDAGOGICAL CONTEXT
Autoria de: Ana Estela Ramos dos Santos
Orientação de: Gustavo de Oliveira Andrade
Presidente da banca: Gustavo de Oliveira Andrade
Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira
Segundo membro da banca: Fernanda Miquelão Ribeiro
Palavras-chaves: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Metodologias de Ensino, Inclusão, Aluno, Professor
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 06/07/2021
Data da publicação: 06/07/2021
Referência: Santos, A. E. R. d. TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE O CONTEXTO PEDAGÓGICO. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral compreender a complexidade que envolve o diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade na sala de aula de modo que possa subsidiar estratégias e práticas de ensino para a inclusão do aluno com TDAH nas escolas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica descritiva numa abordagem qualitativa que subsidiou e favoreceu a análise e reflexão de todo percurso da pesquisa. Através dessas análises e reflexões, constatou-se que na maioria dos casos se a criança hiperativa for acompanhada através de uma ação multidisciplinar envolvendo a família, professores, terapeutas, médico e medicamentos, poderá obter mais sucesso no seu desenvolvimento escolar. Quanto ao professor, é necessário que tenha uma metodologia de ensino mais dinâmica para conquistar a atenção dos estudantes, mas desde que tenha conhecimento sobre o TDAH e saiba identificar o aluno com as características ele poderá fazer a diferença no seu processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se ent
Abstract: This article aims to understand the complexity surrounding the diagnosis of Attention Deficit Hyperactivity Disorder in the classroom so that it can support teaching strategies and practices for the inclusion of students with ADHD in schools. The methodology used was a descriptive bibliographic research in a qualitative approach that supported and encouraged the analysis and reflection throughout the research. Through these analyses and reflections, it was found that in most cases if the hyperactive child is followed through a multidisciplinary action involving the family, teachers, therapists, doctor and medication, heshe will be able to achieve more success in hisher school development. As for the teacher, it is necessary that he has a more dynamic teaching methodology to get the students attention, but as long as he has knowledge about ADHD and knows how to identify the student with the characteristics he will be able to make a difference in his teaching and learning process. We conclude then, that th
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47745
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Estela Ramos dos Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo