SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: REFLEXOS DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autoria de: Bárbara Wanessa Rodrigues de Jesus

Orientação de: Alessandro Garcia Paulino

Presidente da banca: Alessandro Garcia Paulino

Primeiro membro da banca: Liliane Henrique Torres

Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Palavras-chaves: Afetividade, reflexos, educação Infantil, família, escola

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 02/07/2021

Data da publicação: 02/07/2021

Referência: Jesus, B. W. R. d. REFLEXOS DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir e refletir, por meio da revisão bibliográfica, sobre os reflexos da afetividade na Educação Infantil. Buscou-se, por meio do embasamento teórico, entender a educação como um processo que passa pela compreensão e o desenvolvimento dessa temática no contexto infantil. Entendendo que o meio em que a criança cresce e se desenvolve pode afetá-la, busca-se no artigo compreender os espaços em a criança perpassa e sua importância para seu desenvolvimento. Assim, por meio de autores como Wallon(1982), Sabino (2012) e Sousa (2018), que já discorreram sobre o tema, propõe-se refletir sobre afetividade, contribuindo para o aprofundamento de olhares pedagógicos, para práticas que levem a respeitar as emoções e as necessidades individuais da criança. Concluindo que a afetividade está diretamente ligada às vivências que a criança possui e a escola através de suas práticas pedagógicas podem ter influências no seu desenvolvimento afetivo e intelectual.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia_distancia/index.php?dados=20202201711404

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47823

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bárbara Wanessa Rodrigues de Jesus e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo