Título: O diagnóstico de TDAH na escola relações familiares em pauta na constituição do sujeito que aprende.
Autoria de: Janine Andrezza Silva Tótaro
Orientação de: Rosa Maria Godinho Monteiro
Presidente da banca: Rosa Monteiro
Primeiro membro da banca: Carina Adriele Duarte de Melo
Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza
Palavras-chaves: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Diagnóstico, Relações familiares, Ensino-aprendizagem, Perspectiva Histórico-Cultural.
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 01/07/2021
Data da publicação: 01/07/2023
Referência: Tótaro, J. A. S. O diagnóstico de TDAH na escola relações familiares em pauta na constituição do sujeito que aprende.. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente artigo objetiva aprofundar estudos sobre as relações entre escola-família e o diagnóstico de Transtorno de Déficit Atenção e Hiperatividade, perseguindo a problemática da influência do diagnóstico nas relações familiares em relação ao sujeito que aprende. Para tanto, buscou-se o aprofundamento teóricos sobre o TDAH a partir da Perspectiva Histórico-Cultural. Esta, escolhida no referido trabalho, tem por objetivo compreender as relações sociais como central no desenvolvimento humano para analisar as complexas vivências entre família-diagnóstico-escola, uma vez que apenas a medicalização não oferece resultados satisfatórios na aprendizagem das crianças que apresentam TDAH.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Janine Andrezza Silva Tótaro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo