Título: A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Autoria de: Arinete Cristina da Silva
Orientação de: Diego Carlos Pereira
Presidente da banca: Diego Carlos Pereira
Primeiro membro da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Segundo membro da banca: Kátia Batista Martins
Palavras-chaves: Jogos, Brinquedos, Brincadeiras, Desenvolvimento global, Educação infantil.
Data da defesa: 29/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 21/06/2021
Data da publicação: 21/06/2021
Referência: Silva, A. C. d. A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO DESENVOLVIMENTO GLOBAL DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A presente pesquisa aborda a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. Tem como objetivo apresentar a importância e as contribuições das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil. Para tanto, realiza-se um trabalho de revisão bibliográfica a partir Piaget (1975), (1976) e (1978), Kishimoto (1994), (2001), (2002), (2009) e (2003), Huizinga (1980), Negrine (1997) que pesquisa vários autores, com a intenção de alcançar os resultados almejados. O primeiro capítulo, fundamentado em Negrine (1997), Huizinga (1980) e (1999), Kishimoto (1994), (2001), (2002), (2003) Piaget (1975), (1976) e (1978), Cordazzo e Vieira (2007), Maluf (2009) e Barros (1995), aborda os conceitos de jogos, brinquedos e brincadeiras, tendo em vista o desenvolvimento da criança da educação infantil, faz uma diferenciação entre os termos destacando os diferentes tipos existentes e suas respectivas funções. O segundo capítulo, baseado em Santos (1992), Brasil (1998), Pickard (1975), Ramos (2002) e Kishimoto (2001), se refere às atividades lúdicas e o desenvolvimento global das crianças. Aponta como essas atividades contribuem para o desenvolvimento global da Educação Infantil e quais atividades desenvolvem em cada uma delas. Por fim, o terceiro capítulo, a partir de Friedmann (1996), Almeida (1987) e (2000), Oliveira (1995), Chateau (1987) e Brasil (1998). Com base nos conhecimentos investigados, percebe-se a importância e os benefícios que as atividades lúdicas trazem ao desenvolvimento da criança, pois, por meio dessas atividades, a criança pode-se desenvolver física, cognitiva, social e afetivamente. O tema estudado é de relevância para o cenário educacional e muito pode contribuir para o trabalho de outros docentes que anseiam por aprimorar seu ofício.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47713
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Arinete Cristina da Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo