Título: PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR APOIO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO MUNICÍPIO DE ITUTINGA, MG
Autoria de: Deneide Maria dos Santos Souza
Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Primeiro membro da banca: Maria Teresa Junqueira Vasconcellos
Segundo membro da banca: Ana Paula Coelho Silva
Palavras-chaves: Educação Inclusiva, Aprendizagem, Atuação docente do Professor Apoio, Escola, Legislação
Data da defesa: 29/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 15/06/2021
Data da publicação: 15/06/2021
Referência: Souza, D. M. d. S. PERSPECTIVAS DA ATUAÇÃO DO PROFESSOR APOIO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO MUNICÍPIO DE ITUTINGA, MG . 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Pretende-se neste trabalho, descrever o papel do professor apoio na educação inclusiva no município de Itutinga, descrever as legislações que possibilitam a escola ter um professor apoio, verificar qual deve ser a formação do professor apoio e descrever como é o trabalho do professor apoio no município de Itutinga durante a pandemia, e dessa forma, entender os desafios para a promoção das aprendizagens desse público que cada vez mais requer metodologias específicas para seu desenvolvimento e a sua total humanização enquanto indivíduos. A educação inclusiva é um direito das crianças que possuem necessidades especiais de aprendizagem, tem amparo legal que visa garantir que esses direitos sejam de fato cumpridos, e assim, as escolas possam oferecer professores apoio preparados na sala regular de ensino e concomitante a isso, atendimento nos centros de aprendizagens como as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE????s) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Para tal, a pesquisa valeu-se do método de pesquisa do tipo bibliográfica a luz das legislações que regem o ensino na educação especial, como também, Vygotisky (1991) acerca das teorias de aprendizagem e desenvolvimento, bem como, Freitas (2013), Almeida (2011) e Mantoan (2003), com suas principais abordagens sobre o ensino na educação inclusiva, salas de aula alternativa e formação do professor apoio. Foi utilizado também para a realização desse trabalho um levantamento de dados, onde buscou-se entender a atuação desses profissionais além de observar suas metodologias de ensino, afim de conhecer o dia a dia dessa atuação docente. As observações para a coleta de dados dessa pesquisa, devido ao momento atual do país causado pela Covid-19, aconteceram de forma remota, via whatsapp, ligações telefônicas e participação nos grupos de whatsapp que possuem alunos com necessidades especiais. Ao final desta pesquisa, alcançou-se como resultados, a compreensão da atuação dos professores apoio do município de Itutinga à luz das legislações vigentes em relação à inclusão, e consequentemente, foi possível compreender melhor o trabalho desenvolvido pelos mesmos. Contudo, espera-se que a presente pesquisa possa contribuir para a prática docente ao que tange os saberes teóricos pedagógicos requeridos no ensino e aprendizagem das crianças no cenário de educação inclusiva no município de Itutinga.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47674
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Deneide Maria dos Santos Souza e Universidade Federal de Lavras
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