SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: ESCOLA E FAMÍLIA CAMINHOS POSSÍVEIS

Título alternativo: SCHOOL AND FAMILY POSSIBLE PATHS

Autoria de: Luana Ramos Sutani

Orientação de: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Presidente da banca: Elisangela Brum Cardoso Xavier

Primeiro membro da banca: Ana Paula Coelho Silva

Segundo membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Palavras-chaves: Escola, Família, Educação, Aprendizagem, Parceria.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Sutani, L. R. ESCOLA E FAMÍLIA CAMINHOS POSSÍVEIS. 2021. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os caminhos possíveis na relação escola e família que auxiliem os alunos no processo de aprendizagem. A escrita desse artigo justifica-se pela necessidade de apontar a real importância da família na vida escolar dos filhos e também demonstrar qual o valor da relação escola e família para o desenvolvimento do aluno. O estudo desse tema na área da educação é de grande relevância na contemporaneidade para que as duas instituições busquem formas de construir parcerias e encontrem os possíveis caminhos em prol do desenvolvimento do aluno. Espera-se também apontar algumas observações sobre a importância do espaço escolar e do espaço familiar na formação do educando e para o desenvolvimento humano. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica realizada com o auxílio de uma revisão de literatura em artigos científicos que abordam diversas visões sobre o tema de pesquisa. O acesso e o conhecimento de enfoques diferenciados sobre o tema corroboram para uma análise que identifique as relações de cumplicidade entre as duas instituições. De acordo com a pesquisa, dentre os caminhos possíveis encontrados na relação escola e família que auxiliem os alunos no processo de aprendizagem, é possível apontar o diálogo e a parceria

Abstract: This work aims to analyze the possible paths in the relationship between school and family that help students in the learning process. The writing of this article is justified by the need to point out the real importance of the family in the childrens school life and also to demonstrate the value of the relationship between school and family for the development of the student. The study of this theme in the area of ????????education is of great relevance today for the two institutions to seek ways to build partnerships and find possible paths for the development of the student. It is also expected to point out some observations about the importance of the school space and the family space in the education of the student and for human development. The methodology used was the bibliographic research carried out with the aid of a literature review of scientific articles that address different views on the research topic. Access to and knowledge of different approaches on the subject corroborate an analysis that identifies the relationships of complicity between the two institutions. According to the research, among the possible paths found in the relationship between school and family that help students in the learning process, it is possible to point out dialogue and partnership.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia_distancia/index.php?dados=20202201711378

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47688

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luana Ramos Sutani e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo