Título: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS INCORPORADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoria de: Gisele Aparecida de Souza
Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira
Segundo membro da banca: Lílian Carla de Freitas
Palavras-chaves: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino, Aprendizagem, Educação Infantil, Recursos Tecnológicos.
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 02/07/2021
Data da publicação: 02/07/2021
Referência: Souza, G. A. d. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS INCORPORADAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O envolvimento precoce de um número considerável de crianças com os recursos tecnológicos gera inquietação e remete à necessidade de incorporação destes recursos no processo formativo formal da criança. Dessa forma, faz-se necessário elencar o possível auxílio que os recursos tecnológicos podem incorrer sobre o processo de ensino e aprendizagem durante a Educação Infantil. Objetivando analisar as possibilidades de apropriação das Tecnologias Digitais na Educação Infantil, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, concomitante com um relato de experiência decorrente de observações ocorridas durante o Estágio Supervisionado II, inclusive no decorrer da pandemia da COVID-19. Os estudos apontam que é possível a inserção de recursos tecnológicos com fins pedagógicos na Educação Infantil, apesar da precariedade dos recursos tecnológicos no sistema educacional e do despreparo da formação destes profissionais em apropriarem das tecnologias. A repentina mudança causada na estrutura do sistema educacional em virtude do isolamento social, reafirma a importância da incorporação destes recursos na educação desde as etapas iniciais da Educação Básica. Outro resultado da pesquisa foi a elaboração da cartilha ????????????????????????????????????????????????????????????????Games em sala de aula????????????????????????????????????????????????????????????????, pensada a partir das leituras e do processo de escrita do Trabalho de Conclusão de Curso, sendo uma alternativa para auxiliar os professores, adaptando-a as diversas realidades escolares.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47654
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gisele Aparecida de Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo