Título: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM INFANTIL
Autoria de: Sheila dos Santos dos Anjos
Orientação de: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Presidente da banca: Estela Aparecida Oliveira Vieira
Primeiro membro da banca: Neiva Aparecida Dutra
Segundo membro da banca: Lisa Paula de Andrade Vilela
Palavras-chaves: Alfabetização, Aprendizagem, Lúdico, Prática pedagógica, formação de professores
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 05/07/2021
Data da publicação: 05/07/2021
Referência: Anjos, S. d. S. d. A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM INFANTIL. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente artigo traz um panorama sobre a colaboração do lúdico para o desenvolvimento do aluno na fase de sua alfabetização. Também delineou apresentar a relevância das atividades lúdicas e brincadeiras para o progresso físico, intelectual, social ou mesmo moral dos educandos em idades escolar na fase de alfabetização, trazendo grande vantagem de aprendizagem, já que a brincadeira é uma linguagem natural da criança. Assim, o processo de ensino-aprendizagem consiste em um complexo organismo onde o sujeito com suas normas biológicas de acordo com os seus recursos intelectuais manifesta o seu estado afetivo, emocional sua vida cotidiana. Na alfabetização, o docente poderá utilizar-se de vários meios que garantam o aprendizadoconhecimento, estimulando sua prática, utilizando de vários jogos, músicas, expressão corporal, utilizando da espontaneidade do educando para atingir as metas propostas para sua educação, pois, brincando também se aprende desde que o professor mediador do ensino estabeleça objetivos para cada atividade lúdica, independente de que a atividade seja escrita, falada ou jogada, o que importa é que o aluno se envolva no dinamismo proposto. Tal estudo foi caracterizado por pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Concluindo que o lúdico e a brincadeira aparecem em uma estratégia de grande significância para o desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos escolares, também auxiliando no acréscimo cognitivo, afetivo e psicomotor do estudante.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47924
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Sheila dos Santos dos Anjos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo