Título: Construção de brinquedos com materiais reutilizáveis na Educação Infantil possibilidades de aprendizagens
Autoria de: Paloma Borges Nunes
Orientação de: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Presidente da banca: Jéferson Muniz Alves Gracioli
Primeiro membro da banca: Diego Carlos Pereira
Segundo membro da banca: Lílian Carla de Freitas
Palavras-chaves: Construção de Brinquedos, Materiais Reutilizáveis, Reciclagem, Educação Ambiental, Educação Infantil.
Data da defesa: 19/06/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 01/07/2021
Data da publicação: 01/07/2021
Referência: Nunes, P. B. Construção de brinquedos com materiais reutilizáveis na Educação Infantil possibilidades de aprendizagens. 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo analisar as possibilidades de ensino e aprendizagens ligados ao processo de construção de brinquedos com materiais reutilizáveis na Educação Infantil. Considerando-se as particularidades desta etapa da educação básica, constituíram-se também objetivos do trabalho, identificar atividades que possibilitem a participação da criança no processo de construção de brinquedos e especificar os aprendizados e habilidades que podem ser desenvolvidos a partir dessas atividades. Para atingir estes objetivos utilizou-se como metodologia a Pesquisa Bibliográfica, que possibilitou conhecer e analisar referenciais teóricos como Nunes (2011), Tibúrcio et al. (2019), Santos (2007) e Kishimoto (2010), recorrendo-se também às contribuições de documentos oficiais como a LDB - Lei de Diretrizes e Bases nº 9394 de 1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O estudo e análise destes aportes teóricos e documentos ajudaram a perceber que, ao envolver a criança no processo de construção de seus brinquedos, tornamos a experiência do brincar mais significativa, podendo-se desenvolver durante este processo aprendizados e habilidades que podem ajudar a preparar a criança para o exercício de sua cidadania, contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ecológica, desenvolver a sua autonomia, melhorar sua autoestima e trabalhar diversos conteúdos e habilidades como reconhecimento de cores, formas, tamanhos, quantidades, noção espacial e capacidade de expressar-se por diferentes meios. Espera-se que a pesquisa possa auxiliar educadores e pesquisadores que se interessem em descobrir um pouco mais sobre as possibilidades de ensinos e aprendizagens existentes neste processo de construir, junto com as crianças, brinquedos e materiais a partir de materiais reutilizáveis, de forma a estender estes aprendizados para além das salas de aula.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47864
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Paloma Borges Nunes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo