Título: CONTRIBUIÇÕES QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS TRAZEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autoria de: Fabiana Vieira Alves
Orientação de: Júlio Resende Costa
Presidente da banca: Júlio Resende Costa
Primeiro membro da banca: Danuza Roberta Pereira Lima
Segundo membro da banca: Olga Maria de Araújo Soares
Palavras-chaves: educação, infantil, jogos, brincadeiras, dificuldades de aprendizagem.
Data da defesa: 29/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 05/07/2021
Data da publicação: 05/07/2021
Referência: Alves, F. V. CONTRIBUIÇÕES QUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS TRAZEM PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL . 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente artigo objetiva evidenciar as contribuições que os jogos e as brincadeiras trazem para o processo pedagógico e o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil com dificuldades de aprendizagem. O estudo procurou identificar os principais entraves que podem dificultar o processo de aprendizagem das crianças nesta etapa escolar, bem como indicar e analisar quais jogos e brincadeiras podem contribuir para diminuir eou sanar as dificuldades de aprendizagem das crianças. A metodologia adotada fundamentou-se no ensaio bibliográfico. O referencial teórico fundamenta-se nas normativas que traz a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Base Nacional Comum Curricular (2016), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), juntamente com as contribuições de Alves e Bianchin (2010), Bossa (2007), Barbosa (2015), Corrêa (2016), Ferreira e Rojas (2013), Kishimoto (1994 e 2010), Rojas (2007), Smith (2007), Souza (2015) e Tarouco, Roland e Febre (2004). A partir da pesquisa realizada, compreende-se que muitas das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos podem estar relacionadas com problemas neurológicos ou alguns comportamentos específicos. No entanto, se utilizados com finalidade pedagógica, os jogos e as brincadeiras podem contribuir significativamente para contornar eou sanar essas dificuldades.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47673
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Fabiana Vieira Alves e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo