SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: PROCESSOS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL.

Autoria de: Débora Aparecida de Aquino Lima

Orientação de: Rosa Maria Godinho Monteiro

Presidente da banca: Rosa Monteiro

Primeiro membro da banca: Carina Adriele Duarte de Melo

Segundo membro da banca: Wanderson Samuel Moraes de Souza

Palavras-chaves: Letramento, Alfabetização, Educação Infantil, Perspectiva Histórico-Cultural, Educação.

Data da defesa: 19/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 30/06/2021

Data da publicação: 30/06/2021

Referência: Lima, D. A. d. A. PROCESSOS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL.. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O objetivo deste artigo é compreender o desenvolvimento do Letramento na Educação Infantil a partir da Perspectiva Histórico-Cultural, considerando o processo simbólico da criança, onde o faz de conta, o gesto, o desenho e a narrativa se revelam como elementos importantes para compreender a trajetória da aquisição da leitura e da escrita no desenvolvimento infantil. A elaboração se deu por meio de pesquisa bibliográfica onde se coletou o material em livros e artigos que abordam o tema proposto.Este estudo concluiu, que o letramento na Educação Infantil precisa acontecer a partir do desenvolvimento simbólico da criança, onde o faz de conta, o gesto, o desenho e narrativa são centrais para a aquisição da leitura e da escrita. Desse modo, quanto maiores as oportunidades de se expressar participando dessas atividades, maior será o repertorio simbólico da criança.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia_distancia/index.php?dados=20202201711362

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47882

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Débora Aparecida de Aquino Lima e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo