Título: O ENSINO DA OPERAÇÃO DE DIVISÃO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA
Autoria de: Caroline Almeida de Souza
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Alexandre José de Carvalho Silva
Segundo membro da banca: Warlley Ferreira Sahb
Palavras-chaves: Conceitos Matemáticos, Sequência Didática Lúdica, Ensino Lúdico, Divisão, Jogos.
Data da defesa: 29/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 30/06/2021
Data da publicação: 30/06/2021
Referência: Souza, C. A. d. O ENSINO DA OPERAÇÃO DE DIVISÃO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar como ensinar a operação Matemática Divisão e os conceitos relacionados, por meio de recursos lúdicos a partir da elaboração de uma Sequência Didática Lúdica (SDL), para ser desenvolvida no 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, contendo orientações aos docentes visando contribuir para o trabalho do pedagogo. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela revisão bibliográfica pelo viés qualitativo, de modo que foram investigados materiais de referência como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre a temática do ensino da Matemática de forma lúdica e Sequência Didática, buscando correlações entre eles. Assim, elaborou-se uma SDL com o jogo Divisão e alguns desdobramentos, tais como problematizações que exploram a Divisão de forma lúdica. Assim, conclui-se que ao planejar atividades lúdicas, por meio de uma sequência didática, os conceitos matemáticos foram abordados de modo integrado e por problematizações que corroboram com o ensino da Matemática de forma lúdica e contextualizada.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47671
Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Caroline Almeida de Souza e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo