SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia (Distância)

Título: O ENSINO DA OPERAÇÃO DE DIVISÃO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA

Autoria de: Caroline Almeida de Souza

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Alexandre José de Carvalho Silva

Segundo membro da banca: Warlley Ferreira Sahb

Palavras-chaves: Conceitos Matemáticos, Sequência Didática Lúdica, Ensino Lúdico, Divisão, Jogos.

Data da defesa: 29/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 30/06/2021

Data da publicação: 30/06/2021

Referência: Souza, C. A. d. O ENSINO DA OPERAÇÃO DE DIVISÃO A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA LÚDICA. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho objetivou investigar como ensinar a operação Matemática Divisão e os conceitos relacionados, por meio de recursos lúdicos a partir da elaboração de uma Sequência Didática Lúdica (SDL), para ser desenvolvida no 3º ano do ensino fundamental anos iniciais, contendo orientações aos docentes visando contribuir para o trabalho do pedagogo. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela revisão bibliográfica pelo viés qualitativo, de modo que foram investigados materiais de referência como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sobre a temática do ensino da Matemática de forma lúdica e Sequência Didática, buscando correlações entre eles. Assim, elaborou-se uma SDL com o jogo Divisão e alguns desdobramentos, tais como problematizações que exploram a Divisão de forma lúdica. Assim, conclui-se que ao planejar atividades lúdicas, por meio de uma sequência didática, os conceitos matemáticos foram abordados de modo integrado e por problematizações que corroboram com o ensino da Matemática de forma lúdica e contextualizada.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia_distancia/index.php?dados=20202201711361

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47671

Curso: GD006 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Caroline Almeida de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo