Título: ENTRE INFÂNCIAS E LIVROS DE LITERATURA INFANTIL UM ESTUDO ACERCA DA REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA EM OBRAS PREMIADAS
Autoria de: Juliana de Oliveira Candido
Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Primeiro membro da banca: Carolina Faria Alvarenga
Segundo membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares
Palavras-chaves: infâncias, formação leitora, literatura infantil contemporânea, leitura literária, relato de experiência
Data da defesa: 19/12/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 19/12/2025
Data da publicação: 19/12/2025
Referência: Candido, J. d. O. ENTRE INFÂNCIAS E LIVROS DE LITERATURA INFANTIL UM ESTUDO ACERCA DA REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA EM OBRAS PREMIADAS. 2025. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este estudo parte do pressuposto de que criança e infância são conceitos que se materializam com heterogeneidade, por serem construções sociais. Outros conceitos que entrelaçam e dão forma a essa discussão referem-se à concepção de qualidade dos livros para crianças, à cultura escrita e do escrito, aos materiais socialmente produzidos para as crianças, no caso os livros de literatura infantil, e a mediação literária no processo de formação da criança leitora. Diante das transformações sociais e culturais que atravessam a sociedade, a oferta de livros para as infâncias se reinventou mas será que essas obras contemporâneas representam as infâncias do agora? Com base nessa discussão, esta pesquisa tem por objetivo analisar, a partir de uma perspectiva crítica e reflexiva, produções literárias para as crianças condecorada e premiada entre 2019 e 2024, pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), bem como a representação das crianças nessas obras. Para tanto, serão apresentadas as discussões teóricas a respeito do histórico e importância da FNLIJ como instância social dedicada ao fomento da leitura e produção literária no Brasil, os critérios para avaliação de livros para as crianças, a perspectiva da Sociologia da Infância, que contempla as culturas das infâncias e do escrito, e a formação da criança leitora. Para tanto, serão analisadas três obras de literatura infantil a partir das concepções de Teresa Colomer (2016 e 2017). O presente trabalho ancorou-se também nas produções de Anete Abramowicz e Fabiana de Oliveira (2010) sobre a Sociologia da Infância, nos estudos de Rita Ribes Pereira (2016) que trazem a natureza plural da cultura das crianças, em Ana Maria de Oliveira Galvão (2016) que discute a cultura escrita e do escrito, no percurso da literatura infantil no Brasil, de acordo com Ligia Cademartori (2010) e Nelly Novaes Coelho (2010) e nas reflexões críticas a respeito da literatura como direito humano propostas por Antonio Candido (2004). Como complemento ao estudo, foi descrito também o relato de uma leitura literária de uma das obras selecionadas para análise, com crianças de quatro a cinco anos, da primeira etapa da Educação Infantil, de uma instituição educativa municipal, como meio de compreender o envolvimento dessas crianças com a literatura infantil contemporânea.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Juliana de Oliveira Candido e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo