SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: O PAPEL DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Título alternativo: The Role of Phonological Awareness in the Literacy Process

Autoria de: Thaisa Eduarda da Silva Dias

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Coorientação de: Joselma Silva

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Joselma Silva

Segundo membro da banca: Joyce Conceição Carvalho

Palavras-chaves: Consciência, Fonológica, Alfabetização, Práticas, Pedagógicas

Data da defesa: 19/12/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 19/12/2025

Data da publicação: 19/12/2025

Referência: Dias, T. E. d. S. O PAPEL DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. 2025. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A consciência fonológica constitui um pilar essencial para o processo de alfabetização e a mediação docente, quando articulada às práticas sociais de leitura e escrita (letramento), revela-se fundamental para o êxito na aquisição do sistema de escrita e para a formação integral do educando. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo analisar as contribuições do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de alfabetização de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Sendo de abordagem qualitativa e descritiva, o estudo foi realizado junto a uma turma da rede pública municipal do Sul de Minas Gerais, em articulação com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Os procedimentos metodológicos abrangeram uma revisão da literatura, fundamentada em teóricos como Soares (2016) e Morais (2020), para a delimitação conceitual de consciência fonológica, alfabetização e letramento. Subsequentemente, procedeu-se à análise de atividades pedagógicas aplicadas em sala de aula com avaliação diagnóstica inicial da turma. Os resultados evidenciaram que a intervenção pedagógica intencional e sistematizada, focada na consciência fonológica por meio de atividades lúdicas explorando habilidades como rima, aliteração e segmentação silábica, é crucial para auxiliar os educandos no avanço de suas hipóteses de escrita. O trabalho com os diferentes níveis da consciência fonológica demonstrou ser um fator determinante para o efetivo mapeamento grafo-fonêmico, impulsionando os alunos em níveis silábicos e silábico-alfabéticos à consolidação da base alfabética.

Abstract: Phonological awareness is an essential pillar for the literacy process, and teacher mediation, when articulated with social practices of reading and writing (literacy), proves fundamental for success in acquiring the writing system and for the integral formation of the student. This Final Course Project (TCC) aims to analyze the contributions of the development of phonological awareness in the literacy process of first-grade elementary school children. Using a qualitative and descriptive approach, the study was conducted with a class in the municipal public school system of Southern Minas Gerais, in conjunction with the Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID). The methodological procedures included a literature review, based on theorists such as Soares (2016) and Morais (2020), for the conceptual delimitation of phonological awareness, literacy, and reading comprehension. Subsequently, an analysis of pedagogical activities applied in the classroom was carried out, along with an initial diagnostic assessment of the class. The results showed that intentional and systematic pedagogical intervention, focused on phonological awareness through playful activities exploring skills such as rhyme, alliteration, and syllabic segmentation, is crucial to help students advance their writing hypotheses. Working with different levels of phonological awareness proved to be a determining factor for effective grapheme-phoneme mapping, propelling students at syllabic and syllabic-alphabetic levels towards the consolidation of the alphabetic base.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20252202120893

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thaisa Eduarda da Silva Dias e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo