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Título: EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA INCLUSÃO EFETIVA

Autoria de: Vitoria Nascimento Silva

Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo

Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari

Segundo membro da banca: Danuza Roberta Pereira Lima

Terceiro membro da banca: Ubanize Aparecida da Silva Carvalho

Palavras-chaves: educação especial, adaptação curricular, formação docente, políticas públicas educacionais, inclusão.

Data da defesa: 24/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 16/12/2025

Data da publicação: 16/12/2025

Referência: Silva, V. N. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA INCLUSÃO EFETIVA. 2025. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades da educação especial nas escolas, com foco na inclusão efetiva de alunos com deficiência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica. A questão norteadora da pesquisa é Como as práticas pedagógicas e as políticas públicas têm contribuído (ou deixado de contribuir) para a efetivação da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, considerando as barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais presentes nas escolas brasileiras? O estudo aborda as necessidades educacionais especiais, (Campos Rosa, 2022 Cardoso, 2012, Garcia Michels, 2011), os tipos de deficiência mais comuns, (Santos, sd Veríssimo, 2020), as estratégias pedagógicas e as adaptações curriculares necessárias para garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento dos estudantes no ensino regular. (Farias, 2024 Maia Pereira Pessoa, 2024 Santos et al., 2024). Apesar dos avanços legais e das políticas públicas, como a Constituição Federal, a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão, ainda persistem barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais que dificultam a efetivação da inclusão. A formação inicial e continuada dos professores é apontada como elemento essencial, assim como o uso de tecnologias assistivas e a atuação colaborativa entre profissionais da educação. A inclusão escolar exige mudanças estruturais e culturais nas práticas pedagógicas e na gestão escolar, sendo um compromisso ético e político com a justiça social e o direito à educação de qualidade para todos.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20252202120737

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vitoria Nascimento Silva e Universidade Federal de Lavras

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