Título: EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA INCLUSÃO EFETIVA
Autoria de: Vitoria Nascimento Silva
Orientação de: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Presidente da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Melo
Primeiro membro da banca: Fernanda Barbosa Ferrari
Segundo membro da banca: Danuza Roberta Pereira Lima
Terceiro membro da banca: Ubanize Aparecida da Silva Carvalho
Palavras-chaves: educação especial, adaptação curricular, formação docente, políticas públicas educacionais, inclusão.
Data da defesa: 24/11/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 16/12/2025
Data da publicação: 16/12/2025
Referência: Silva, V. N. EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA INCLUSÃO EFETIVA. 2025. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e possibilidades da educação especial nas escolas, com foco na inclusão efetiva de alunos com deficiência. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica. A questão norteadora da pesquisa é Como as práticas pedagógicas e as políticas públicas têm contribuído (ou deixado de contribuir) para a efetivação da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular, considerando as barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais presentes nas escolas brasileiras? O estudo aborda as necessidades educacionais especiais, (Campos Rosa, 2022 Cardoso, 2012, Garcia Michels, 2011), os tipos de deficiência mais comuns, (Santos, sd Veríssimo, 2020), as estratégias pedagógicas e as adaptações curriculares necessárias para garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento dos estudantes no ensino regular. (Farias, 2024 Maia Pereira Pessoa, 2024 Santos et al., 2024). Apesar dos avanços legais e das políticas públicas, como a Constituição Federal, a LDB e a Lei Brasileira de Inclusão, ainda persistem barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais que dificultam a efetivação da inclusão. A formação inicial e continuada dos professores é apontada como elemento essencial, assim como o uso de tecnologias assistivas e a atuação colaborativa entre profissionais da educação. A inclusão escolar exige mudanças estruturais e culturais nas práticas pedagógicas e na gestão escolar, sendo um compromisso ético e político com a justiça social e o direito à educação de qualidade para todos.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Vitoria Nascimento Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo