Título: Processos Educativos na Capoeira Um Estudo Com o Grupo de Capoeira Tradição em LavrasMg
Título alternativo: Educational Processes In Capoeira A Study With The Tradição Capoeira Group Of LavrasMg
Autoria de: Rayane Kethulyn Diniz Carvalho
Orientação de: Camila Simoes Rosa
Coorientação de: Daniella Santos Alves
Presidente da banca: Camila Simões Rosa
Primeiro membro da banca: Gasperim Ramalho de Souza
Segundo membro da banca: Rickelmer Maykon Fernandes Santos
Palavras-chaves: Capoeira, Educação das Relações Étnicos-Raciais, Práticas Educativa, História e Cultura Afro Brasileira, Mestres
Data da defesa: 21/11/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 22/12/2025
Data da publicação: 22/12/2025
Referência: Carvalho, R. K. D. Processos Educativos na Capoeira Um Estudo Com o Grupo de Capoeira Tradição em LavrasMg. 2025. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O presente trabalho busca analisar a capoeira como espaço educativo, compreendendo-a como uma prática cultural e social que contribui para a formação crítica e pertencimento histórico de seus participantes, contribuindo para o campo da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER). O foco da pesquisa será o grupo ??Capoeira Tradição??, localizado na cidade de Lavras, Minas Gerais, cuja trajetória é marcada pela valorização da união, disciplina, respeito e pela atuação significativa enquanto agente social. O objetivo geral da pesquisa é resgatar e valorizar a trajetória do Grupo de Capoeira Tradição, a partir de registros de jornais, entrevistas e das vozes dos Mestres, destacando os processos educativos que se manifestam em suas práticas e na valorização cultural. Além disso, o tipo de pesquisa adotado foi a pesquisa-ação colaborativa, entendida como um processo realizado junto aos Mestres participantes, valorizando suas vozes e suas práticas. Os instrumentos utilizados para investigação foram a revisão bibliográfica, voltada a identificar estudos que discutem a capoeira como prática educativa em contextos não escolares, e a análise documental, com foco nos materiais e documentos do grupo de Capoeira Tradição. A partir dessa análise, o estudo busca compreender o papel da capoeira na valorização da cultura afro-brasileira, reconhecendo-a como uma prática pedagógica que fortalece identidades e promove a educação das relações étnico-raciais.
Abstract: This study aims to analyze capoeira as an educational space, understanding it as a cultural and social practice that contributes to the critical formation and historical belonging of its participants, thus contributing to the field of Education of Ethnic-Racial Relations (ERER). The research will focus on the Capoeira Tradição group, located in the city of Lavras, Minas Gerais, whose trajectory is marked by the valorization of unity, discipline, respect, and significant action as a social agent. The overall objective of the research is to recover and value the trajectory of the Capoeira Tradição Group, based on newspaper records, interviews, and the voices of the Masters, highlighting the educational processes that manifest themselves in their practices and cultural valorization. Furthermore, the type of research adopted was collaborative action research, understood as a process carried out with the participating Masters, valuing their voices and practices. The instruments used for the investigation were a literature review, aimed at identifying studies that discuss capoeira as an educational practice in non-school contexts, and document analysis, focusing on the materials and documents of the Capoeira Tradição group. Based on this analysis, the study seeks to understand the role of capoeira in valuing Afro-Brazilian culture, recognizing it as a pedagogical practice that strengthens identities and promotes education on ethnic-racial relations.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rayane Kethulyn Diniz Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo