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Título: LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E NUMERAMENTO

Autoria de: Lorena Ribeiro Souza

Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari

Presidente da banca: Fernada Barbosa Ferrari

Primeiro membro da banca: Juan Jonatha Noronha Del Giudice

Segundo membro da banca: Nayane Aparecida Souza Prado

Palavras-chaves: aprendizagem significativa, educação infantil, ensino da matemática, jogos e brincadeiras, materiais concretos

Data da defesa: 26/11/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-2

Data da versão final: 17/12/2025

Data da publicação: 17/12/2025

Referência: Souza, L. R. LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E NUMERAMENTO. 2025. 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo estudar como a brincadeira pode auxiliar no ensino e na aprendizagem da matemática na Educação Infantil, incentivando uma metodologia que respeite as particularidades da infância e favoreça o desenvolvimento completo da criança. Parte-se do entendimento de que o ato de brincar é uma forma de comunicação inerente à infância e, por isso, deve ser visto como um componente fundamental na educação, especialmente na formação do raciocínio lógico e matemático. A investigação é qualitativa, com uma abordagem de revisão bibliográfica e caráter exploratório, apoiando-se em autores como Kishimoto (2012 2016), Eva Maria Siqueira Alves (2020), Aranão (2020), Lorenzato (2017) e Reis (2016), além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Através da análise do conteúdo das obras revisadas, constatou-se que a implementação de jogos e atividades lúdicas, quando elaboradas com um propósito educacional claro, amplifica a aprendizagem matemática, tornando-a mais significativa, concreta e prazerosa. Conclui-se que a ludicidade, em vez de ser apenas uma forma de entretenimento, representa uma ferramenta metodológica eficaz, capaz de promover aprendizagens relevantes e fortalecer a relação entre a criança, o saber e o educador. Também se enfatiza a relevância da formação de professores voltada para práticas pedagógicas sensíveis, inovadoras e alinhadas com o universo infantil.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20252202010679

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Lorena Ribeiro Souza e Universidade Federal de Lavras

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