Título: LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E NUMERAMENTO
Autoria de: Lorena Ribeiro Souza
Orientação de: Fernanda Barbosa Ferrari
Presidente da banca: Fernada Barbosa Ferrari
Primeiro membro da banca: Juan Jonatha Noronha Del Giudice
Segundo membro da banca: Nayane Aparecida Souza Prado
Palavras-chaves: aprendizagem significativa, educação infantil, ensino da matemática, jogos e brincadeiras, materiais concretos
Data da defesa: 26/11/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-2
Data da versão final: 17/12/2025
Data da publicação: 17/12/2025
Referência: Souza, L. R. LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E NUMERAMENTO. 2025. 14 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo estudar como a brincadeira pode auxiliar no ensino e na aprendizagem da matemática na Educação Infantil, incentivando uma metodologia que respeite as particularidades da infância e favoreça o desenvolvimento completo da criança. Parte-se do entendimento de que o ato de brincar é uma forma de comunicação inerente à infância e, por isso, deve ser visto como um componente fundamental na educação, especialmente na formação do raciocínio lógico e matemático. A investigação é qualitativa, com uma abordagem de revisão bibliográfica e caráter exploratório, apoiando-se em autores como Kishimoto (2012 2016), Eva Maria Siqueira Alves (2020), Aranão (2020), Lorenzato (2017) e Reis (2016), além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Através da análise do conteúdo das obras revisadas, constatou-se que a implementação de jogos e atividades lúdicas, quando elaboradas com um propósito educacional claro, amplifica a aprendizagem matemática, tornando-a mais significativa, concreta e prazerosa. Conclui-se que a ludicidade, em vez de ser apenas uma forma de entretenimento, representa uma ferramenta metodológica eficaz, capaz de promover aprendizagens relevantes e fortalecer a relação entre a criança, o saber e o educador. Também se enfatiza a relevância da formação de professores voltada para práticas pedagógicas sensíveis, inovadoras e alinhadas com o universo infantil.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lorena Ribeiro Souza e Universidade Federal de Lavras
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