Título: ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA
Autoria de: Maria Laura Barros Silva
Orientação de: Leticia Mendonca Lopes Ribeiro
Presidente da banca: Letícia Mendonça Lopes Ribeiro
Primeiro membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart
Segundo membro da banca: Bethania Bittencourt Costa e Silva
Palavras-chaves: Crianças com autismo, Habilidades de Leitura, Práticas Pedagógicas, Análise do Comportamento Aplicada, Rota de ensino
Data da defesa: 01/11/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 03/12/2024
Data da publicação: 03/12/2024
Referência: Silva, M. L. B. ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM AUTISMO INTERVENÇÕES PARA O ENSINO DA LEITURA. 2024. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: O presente estudo objetivou estudar práticas pedagógicas que possibilitam a aquisição da leitura por crianças com autismo, considerando as intervenções realizadas por professoresas e demais profissionais na condução do processo de alfabetização. Metodologicamente, encarando o presente estudo como uma revisão de literatura que prima pela fundamentação teórica e pela consulta às publicações consideradas como mais importantes sobre o tema, a presente pesquisa se restringiu à chamada revisão de literatura do tipo narrativa, tendo como fonte de consulta direcionada as publicações de Gomes (2015, 2023), Gomes et al. (2019) e Gomes e Silveira (2023). Os resultados demonstraram que a rota de ensino da leitura, sugerida especialmente pelo trabalho de Gomes e Silveira (2023) e pelas orientações que essas autoras estabelecem, com base na Análise do Comportamento Aplicada, é detalhada e organizada para orientar um fácil manejo e execução de tarefas pela professora ou pelos profissionais envolvidos no processo de alfabetização de crianças com autismo, o que possibilita um trabalho conciso na aquisição das habilidades de leitura por essas crianças. Considera-se que os conhecimentos, sobre a rota mencionada, caracterizam-se como importantes para um primeiro contato com os métodos sintéticos de alfabetização, orientados especialmente à escolarização dessas crianças. Neste sentido, reforça-se a necessidade de mais pesquisas que capacitem e qualifiquem osas profissionais da educação para o ensino de práticas alfabetizadoras direcionadas para este público, buscando em repercussões positivas em todo o processo de escolarização e socialização educacional dosas estudantes com autismo.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Laura Barros Silva e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo