SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Pedagogia

Título: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES

Título alternativo: STORYTELLING AND LITERARY READING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION A STUDY ON TEACHING PRACTICES

Autoria de: Leticia Pereira Silva

Orientação de: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Presidente da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Primeiro membro da banca: Letícia Silva Ferreira

Segundo membro da banca: Josiele Vita da Silva Tavares

Palavras-chaves: Leitura, literária, Contação, histórias, Infância.

Data da defesa: 29/10/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 12/12/2024

Data da publicação: 12/12/2024

Referência: Silva, L. P. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES. 2024. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O presente estudo parte da premissa de que o trabalho pedagógico se constitui de saberes docentes. Por isso, sabendo da importância da literatura infantil para o início da formação do leitor literário e inúmeros benefícios, juntamente com habilidades que a contação de histórias agrega para a Educação Infantil, quais ações e como as práticas de contação de histórias e leitura literária são desenvolvidas na sala de aula com as crianças? Sendo assim, o objetivo da pesquisa consistiu em investigar as práticas docentes em relação à leitura literária e à contação de histórias para crianças da Educação Infantil. Diante disso, realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, concretizada por meio da observação das práticas desenvolvidas durante semanas em consonância com a realização do estágio presencial da Educação Infantil com crianças da faixa etária de quatro anos, em uma escola municipal do estado de Minas Gerais, sendo um local com uma pequena população. Para subsidiar a análise dos dados produzidos buscou-se um estudo teórico a partir de pesquisas de Busatto (2012) e Girardello (2003) sobre contação de histórias, de Cosson (2016) sobre letramento literário, de Pandini (2004) e Goulart (2015) sobre leitura. Nesse sentido, os resultados obtidos pelos registros em diário de campo demonstraram que as atividades de leitura literária e contação de histórias são desenvolvidas na Educação Infantil semanalmente, pela mediação docente e que cada professora tem seu próprio modo de mediar a prática literária. A pesquisa tem como desfecho final as descrições refletidas com as ações de leitura literária e contação de histórias.

Abstract: The present study is based on the premise that pedagogical work is made up of teaching knowledge accumulated throughout their training. Therefore, knowing the importance of childrens literature for the beginning of the formation of literary readers and the countless benefits, along with the skills that storytelling adds to early childhood education, what actions and how are storytelling and literary reading practices developed in the classroom with children? Therefore, the objective of the research is to investigate teaching practices in relation to literary reading and storytelling for children in early childhood education. In view of this, a field research was carried out, with a qualitative approach, carried out through the observation of the practices developed over weeks in line with the implementation of the in-person internship of early childhood education with children aged four years, in a municipal school in the state of Minas Gerais, a place with a small population. To support the analysis of the data produced, a theoretical study was sought based on research by Busatto (2012) and Girardello (2003) on storytelling, by Cosson (2016) on literary literacy, and by Pandini (2004) and Goulart (2015) on reading. In this sense, the results obtained by the field diary records demonstrate that literary reading and storytelling activities are developed in Early Childhood Education on a weekly basis, through teacher mediation, and that each teacher has her own way of mediating literary practice. The final outcome of the research is the descriptions reflected on the actions of literary reading and storytelling.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / pedagogia/index.php?dados=20242202020272

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Pereira Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo