Título: Impactos do racismo estrutural na evasão escolar de estudantes negras e negros um olhar sobre a educação de jovens e adultos
Autoria de: Camila Rodrigues Serafim
Orientação de: Eliasaf Rodrigues de Assis
Presidente da banca: Eliasaf Rodrigues de Assis
Primeiro membro da banca: Larissa da Silva Lisboa Souza
Segundo membro da banca: Marília Eduardo da Silva
Palavras-chaves: Racismo Estrutural, Educação de Jovens e Adultos, Evasão Escolar, Estudantes negras e negros, Desigualdades.
Data da defesa: 16/12/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-2
Data da versão final: 20/12/2024
Data da publicação: 20/12/2024
Referência: Serafim, C. R. Impactos do racismo estrutural na evasão escolar de estudantes negras e negros um olhar sobre a educação de jovens e adultos. 2024. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: As relações de poder manifestam-se na sociedade por meio das desigualdades vivenciadas pela população. No âmbito educacional, atuam através de mecanismos da biopolítica, afetando o acesso, a permanência e a subjetividade dos estudantes negros. Nesse contexto, a evasão escolar é resultado de diversos mecanismos de poder legitimados e naturalizados pelo racismo estrutural (Almeida, 2019 Carneiro, 2023 Hasenbalg, 2020 Mills, 2023). Assim, este trabalho tem como objetivo evidenciar como os desdobramentos dessas relações de opressão afetam a trajetória escolar de estudantes negros(as). Para a realização da pesquisa, foi conduzida uma revisão bibliográfica com o intuito de compreender as complexidades dos fenômenos sociais, além da análise de dados do IBGE (2022 2023), analisando, através dos marcadores sociais cor e raça, a trajetória escolar, emprego e renda. Reconhecendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) como um importante referencial para essas discussões, foram analisados trabalhos acadêmicos, possibilitando a reflexão sobre as limitações e potencialidades da EJA na luta contra as desigualdades raciais. Os resultados indicam que a EJA, enquanto uma nova oportunidade de acesso à educação, deve ser uma educação popular, política e emancipadora. Assim, tal abordagem deve promover nos(as) estudantes uma postura crítica e reflexiva sobre os conflitos sociais, tornando-osas protagonistas de seu processo de ensino-aprendizagem. Somente assumindo esse compromisso, a educação será libertadora e emancipadora, contribuindo para a transformação social desses(as) estudantes.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G036 - PEDAGOGIA (LICENCIATURA PLENA)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Camila Rodrigues Serafim e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo